Maioria dos brasileiros pretende viajar de aviĆ£o
Pesquisa do MinistĆ©rio do Turismo mostra que mais de 60% da populaĆ§Ć£o vĆ£o priorizar o transporte aĆ©reo; relembre as regras da Anac
Uma pesquisa realizada pelo MinistĆ©rio do Turismo, em setembro, apontou que 64,5% dos brasileiros que pretendem viajar atĆ© o fim do ano devem optar pelo transporte aĆ©reo. Segundo o Ć³rgĆ£o, trata-se do maior percentual registrado desde junho de 2014, quando o Ćndice atingiu 66,9%. JĆ” para 25,7%, o carro serĆ” o meio de transporte utilizado, enquanto 7,5% optarĆ£o pelo Ć“nibus.
Para o ministĆ©rio, o principal motivo que tem feito o brasileiro optar pelo aviĆ£o Ć© a ampliaĆ§Ć£o da malha aĆ©rea, uma das medidas incluĆdas no “Brasil + Turismo”, pacote de aƧƵes do Governo federal lanƧado em abril para estimular o setor. Ainda segundo a pesquisa – que acontece mensalmente e Ć© feita pela FundaĆ§Ć£o Getulio Vargas (FGV) em Belo Horizonte, BrasĆlia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e SĆ£o Paulo, capitais que representam 70% do fluxo turĆstico domĆ©stico brasileiro -, o Nordeste continua sendo a regiĆ£o preferida dos viajantes, com 50,3% de intenĆ§Ć£o de viagem, seguido pelo Sudeste (21,7%), Sul (15,5%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (4,7%). Quanto Ć hospedagem, quase metade dos entrevistados – 49,5% – deseja optar por hotĆ©is e pousadas, enquanto a casa de parentes e de amigos aparece em segundo lugar, escolhida por 35,9% do pĆŗblico ouvido.
Competitividade
As novas regras da Anac, inclusas na ResoluĆ§Ć£o nĀŗ 400/2016 e em vigor desde abril deste ano, autoriza as empresas aĆ©reas a praticarem a venda de passagens com diferentes franquias de bagagem despachada ou atĆ© mesmo sem a franquia, para passageiros que optarem por nĆ£o utilizar esse serviƧo. A justificativa da Anac Ć© deixar o serviƧo mais transparente e estimular a competitividade entre as companhias aĆ©reas em benefĆcio dos passageiros.
Alerta para o consumidor
ĆrgĆ£os de defesa do consumidor, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), alertam os consumidores sobre a importĆ¢ncia de pesquisar preƧos, atentando-se para a forma na qual a companhia aĆ©rea passarĆ” a ofertar a bagagem despachada, estimar a quantidade e peso das malas que vai despachar tanto na ida quanto na volta, para escolher um serviƧo que atenda melhor Ć s suas necessidades.