Com bancos fechados, saiba como fazer o pagamento de contas que vencem no feriado

Enquanto boletos podem ser pagos no dia seguinte sem acréscimo, tributos e impostos precisam ser antecipados


Por Tribuna

29/04/2025 às 11h38

As agências bancárias de todo o país não estarão abertas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira (1º), em função do feriado do Dia do Trabalho. O comunicado foi emitido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Neste dia, compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão efetivadas. Já as transações por Pix continuam funcionando 24 horas por dia.

Com isso, os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia seguinte, sexta-feira (2), nos locais onde não for feriado estadual ou municipal, ou ponto facultativo. 

Como os sábados não são dias úteis, no dia 3 também não haverá liquidação financeira. Já no caso de tributos e impostos, caso vençam no feriado ou no sábado, o pagamento precisa ser antecipado para evitar a cobrança de juros e multa.

A Febraban indica os meios eletrônicos como uma alternativa para pagamentos. Nas agências, existem as áreas de autoatendimento e, por celular ou computador, os canais digitais dos bancos realizam transferências, pagamento de contas e outros serviços. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.