Ouça agora

Fiat e PJF assinam acordo para empreendimento


Por Gracielle Nocelli

28/12/2012 às 17h06

Juiz de Fora será sede do segundo centro de distribuição de veículos, peças e componentes da Fiat Automóveis no Brasil. Localizado em uma área de 180 mil metros quadrados na BR-040, próxima ao Distrito Industrial, o empreendimento terá capacidade para receber 18 mil automóveis, entre importados e para exportação, no primeiro ano de atuação. A montadora não divulgou o valor do investimento, mas informações de bastidores apontam que o aporte seria de R$ 12 milhões para a fase inicial do projeto. Ontem, o prefeito Custódio Mattos e o gerente de logística da Fiat na América Latina, Mauricélio Faria, assinaram o protocolo de intenções para a instalação do centro no município, que tem início de operações previsto para 2014.
De acordo com o prefeito Custódio Mattos, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá doar o terreno para a construção do empreendimento. O valor estimado da área é de R$ 3 milhões. A montadora também receberá o incentivo de isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU) pelo período de dez anos. "Nossos estudos mostram que o valor investido retornará para o município em dois anos, através de arrecadação tributária."
Segundo a PJF, o faturamento de todos os automóveis que passarem pelo centro da Fiat será feito na cidade, o que aumentará em 4,5% a arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que atualmente é de R$ 140 milhões. A expectativa é de que, em dez anos de atuação, sejam faturados R$ 40 milhões.
O centro de Distribuição da Fiat  receberá carros do México e da Argentina, incluindo modelos Fiat 500, Freemont e Siena, que serão armazenados para a realização de inspeções e regularizações antes de serem despachados para a região. "Escolhemos Juiz de Fora pela localização privilegiada. Hoje, todos os veículos da Fiat que chegam pelo porto do Rio de Janeiro são levados até Betim. Encurtaremos essa viagem com a criação deste centro", destacou o representante da montadora, Mauricélio Faria. 
Ele explica que as operações contarão com auxílio do Porto Seco, em Dias Tavares, e do Aeroporto Itamar Franco, em Goianá. Faria afirma também que, com a realização do processo através de Juiz de Fora, a montadora terá economia financeira e maior agilidade nas entregas feitas na região. "Temos um modelo bem sucedido de centro de distribuição na cidade de Extrema, no Sul de Minas, que realiza o mesmo formato de operação que criaremos aqui com os automóveis que chegam via Porto de Santos."
Na avaliação do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, o empreendimento contribui para o fortalecimento de Juiz de Fora como polo logístico. "A Fiat representa muito mais do que o faturamento financeiro, trata-se de um símbolo mundial que está chegando e tem tudo para crescer." A montadora não descartou a possibilidade de, futuramente, instalar uma fábrica na cidade.