Suspensa venda de Fiat Ducato
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais (Procon-MG) suspendeu as vendas do veículo Fiat Ducato no estado por tempo indeterminado. A decisão foi tomada por conta de “evidências de que o automóvel apresenta vício de qualidade, em função da falta de permeabilidade (estanqueidade) do cabeçote do motor”. A suspensão fica em vigor até que a empresa publique em seu site (www.fiat.com.br) um plano de ação para dar transparência ao consumidor sobre os fatos.
De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Amauri Artimos da Matta, há três problemas envolvendo a comercialização do veículo. O primeiro é a colocação de um produto no mercado “com suposto vício de qualidade”, o segundo é o não atendimento de diversos clientes nos serviços de substituição do cabeçote, em garantia, pelas concessionárias Fiat, e o terceiro é o fato de a empresa não ter comunicado aos consumidores as falhas que estão ocorrendo nos veículos. “Essas práticas são abusivas e devem ser coibidas pelo Procon Estadual para proteger, de forma efetiva, os usuários do produto, como exige o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o promotor.
Ele orienta que os proprietários do Fiat Ducato que detectarem falhas como perda de água do radiador, fumaça branca no cano de descarga, tampa do óleo do motor “esbranquiçada”, dificuldade ou impossibilidade de ligar o veículo ou o superaquecimento do motor devem levar o veículo até uma concessionária Fiat. Lá, devem solicitar a inspeção do cabeçote do motor e, se for constatada a falta de estanqueidade da peça, a sua substituição, em garantia. Procurada pela Tribuna, a assessoria da Fiat informou que “tomou conhecimento da decisão e está analisando seu teor”.











