Arrecadação federal cresce 8,31% em JF


Por Tribuna

26/10/2013 às 07h00

A arrecadação de impostos e contribuições federais pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Juiz de Fora chegou a R$ 3,27 bilhões no acumulado do ano até setembro. A cifra representa alta de 8,3% ante o mesmo período do ano passado ou R$ 251 milhões a mais nos cofres públicos. Considerando apenas o mês passado, o recolhimento chegou a R$ 377,8 milhões, 21% a mais na comparação com o mesmo mês de 2012. Se a base de comparação é agosto deste ano, o aumento verificado é de 12,48%. Os valores são nominais, não corrigidos pela inflação.

Conforme o delegado adjunto Romero Albuquerque de Souza Júnior, na análise do acumulado do ano, os principais aumentos nominais foram verificados em Pis e Cofins de importação (103%) – no valor equivalente a R$ 85 milhões, em função da elevação das importações realizadas no Porto Seco em Juiz de Fora. Também foram citados o Imposto de Renda sobre Rendimentos do Trabalho (18%), que representou acréscimo de R$ 27 milhões em arrecadação, e a Receita Previdenciária (8,67%), que contribuiu com mais R$ 140 milhões aos cofres públicos. No último caso, o delegado destaca o impacto da criação de empregos formais e o desempenho do setor da construção civil.

A principal queda nominal, estimada em R$ 58 milhões, conforme o delegado adjunto, foi verificada na arrecadação do IPI de automóveis (-72%), atribuída a desoneração na carga fiscal das empresas do setor. A desoneração do imposto dos automóveis zero quilômetro vale, oficialmente, até o final do ano, embora exista expectativa de prorrogação pelo Governo até março de 2014.

Na análise ante setembro de 2012, Romero destaca o aumento das receitas relacionadas à importação. Sobre o resultado esperado para 2013, o delegado adjunto avalia que ainda não é possível estimar o desempenho da regional até dezembro.

Importações em queda

Apesar das referências da Receita Federal ao impacto das importações em Juiz de Fora, o resultado de US$ 566 milhões em importações verificado no acumulado do ano até agosto representa queda de 8,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ainda tendo por base o recorte municipal mais recente do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, foram exportados US$ 43,5 milhões nos oito primeiros meses do ano. Com isso, a balança comercial juiz-forana, até agosto, apresenta déficit de US$ 522,6 milhões este ano.