Taxa no Parque da Lajinha vira polêmica
A decisão do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) de cobrar taxa de compensação ambiental pelo uso comercial do Parque Natural Municipal da Lajinha causou polêmica nas redes sociais. Nesta segunda-feira (26), fotógrafos da cidade se mostraram indignados com a instituição da norma que estabelece a cobrança inclusive para a realização de trabalhos fotográficos nas dependências do parque. A determinação afirma que, para projetos que custem até R$ 2 mil, o profissional deverá pagar R$ 50. Para valores acima de R$ 2 mil, será cobrado 5% do total que o cliente irá pagar pelas fotografias. O dinheiro será depositado no Fundo Municipal de Meio Ambiente e destinado exclusivamente ao parque.
O fotógrafo Antônio Jorge Costa, 48 anos, foi um dos primeiros a se manifestar via Facebook. "Acho a situação absurda, pois o parque é público", disse à Tribuna. "O nosso trabalho contribui para divulgação positiva do espaço. Não estamos entendendo o motivo dessa medida." Segundo ele, a categoria está indignada com a decisão e a possibilidade de uma manifestação não é descartada. "É um fato recente e queremos explicação." A opinião é compartilhada pelo fotógrafo Bruno Moraes, 28 anos. "Somos contra essa medida porque nosso trabalho não prejudica o parque, pelo contrário, incentiva as pessoas a frequentarem o lugar. Este tipo de atitude só limita o nosso trabalho, pois buscaremos outros lugares."
O secretário municipal de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos Pinto, explicou que a decisão foi aprovada em diferentes instâncias e se refere apenas ao uso comercial do parque. "Não será proibida a realização de fotos, não queremos proibir a entrada de ninguém. Pelo contrário, queremos cada vez mais visitantes", diz. "Mas entendemos que o uso comercial do parque deve ser cobrado. Isso será feito para fotógrafos que utilizarem o espaço público como se fosse um estúdio." A decisão também será válida para filmagens e eventos. Segundo o secretário, ainda não há previsão de quando a medida entra em vigor. "É uma decisão recente que pode ser modificada para se adaptar a nossa realidade."











