Dólar ultrapassa R$ 2,40
Brasília (ABr) – O dólar subiu 0,53% no pregão de ontem e fechou o dia cotado a R$ 2,407 para venda. Ultrapassou a barreira de R$ 2,40 pela primeira vez em sete meses. O valor de fechamento é o maior desde o dia 12 de fevereiro, quando a moeda norte-americana havia encerrado o dia valendo R$ 2,423.
No último dia 17, o Federal Reserve (Fed, autoridade monetária dos Estados Unidos) reduziu mais um pouco os estímulos à economia do país. A decisão valorizou a moeda norte-americana e fez com que o dólar fechasse o pregão da última quarta-feira acima de R$ 2,35 pela primeira vez em seis meses, com novas evoluções nos pregões seguintes.
Atualmente, os juros norte-americanos estão abaixo de 0,25% ao ano, desde 2009, de modo a estimular a recuperação da economia dos Estados Unidos, que entrou em declínio com o estouro da bolha imobiliária, em 2007, e tomou maior vulto com a quebradeira bancária no ano seguinte. A expectativa do mercado financeiro é que o Fed aumente a taxa interna de juros, e isso somado à redução do estímulo financeiro mensal estimula a fuga de recursos de países emergentes, como o Brasil, para a economia norte-americana, se refletindo na cotação mais alta do dólar.









