Zona da Mata deve receber oito novos supermercados


Por Wendell Guiducci

24/08/2016 às 19h33- Atualizada 25/08/2016 às 08h01

Marcelo Ribeiro/24-08-16
Antônio Claret, superintendente da Amis

Dos 50 novos supermercados previstos para 2016 em todo o estado, oito serão direcionados à região. Esta foi a estimativa divulgada pelo superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala, durante a abertura do 15º Super Encontro Varejista (Sevar) da Zona da Mata. Claret não informou se novas marcas chegam à cidade, mas destacou a força do segmento em Juiz de Fora. O evento encerra nesta quinta, com a perspectiva de reunir 1.700 pessoas, entre empresários e profissionais do ramo.

Caso as projeções da entidade se concretizem, a expectativa é que o setor supermercadista tenha faturamento real de R$ 33,7 bilhões no estado, crescimento de 0,5% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre, a alta verificada é de 2,97% ante igual período de 2015. Conforme o superintendente, apesar de as vendas estarem caindo mês a mês – com exceção de março em função da Páscoa -, o desempenho tem superado o de 2016. No total, os investimentos somam R$ 250 milhões este ano, com expectativa de criação de cinco mil vagas.

Na avaliação de Claret, a expectativa é pelo retorno da estabilidade. O aumento de preços dos produtos básicos atrapalha o setor, já que o consumidor tem seu poder de compra comprometido. “Se o Governo não nos atrapalhar, o setor está pronto para vir com força, ajudando no desenvolvimento do país.” Sobre o Sevar, ele explica que a proposta é aproximar supermercadistas e fornecedores, propiciar a oportunidade de novos negócios e intensificar a formação e o aperfeiçoamento de empresários e executivos.

Na parte da manhã, antes mesmo da abertura, cerca de 30 supermercadistas da região realizaram visita técnica ao centro de distribuição do Bahamas. A programação nesta quinta tem início às 9h30, com o fórum de debates sobre a atuação do Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem) em supermercados. O palestrante é o diretor-geral do órgão, Fernando Sette.

A partir das 14h15, haverá palestra sobre “Como fazer mais com menos mantendo a relevância e os resultados”, ministrada por Valdemar Martins do Amaral, diretor da rede ABC. Em seguida, o coautor de livros Artur Ximenes falará sobre “foco na solução e nas oportunidades”. Paralelamente, acontece a mostra de fornecedores, espaço destinado a apresentação de lançamentos, relacionamentos e negócios. O evento acontece no Independência Trade Hotel, na Avenida Presidente Itamar Franco 3.600.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.