Ouça agora

Sebrae apresenta oportunidades da Copa em JF


Por Tribuna

24/08/2011 às 16h07

Turismo e prestação de serviços. Estes são os dois setores da economia de Juiz de Fora que mais se beneficiarão se a cidade for escolhida como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a analista do Sebrae-MG, Mônica Alencar, este levantamento foi realizado nas nove sedes da Copa e apontou nove setores que serão impactados pela realização dos jogos. Entre os principais, a construção civil e o turismo. Os reflexos serão sentidos em outras cidades, principalmente naquelas que se tornarem CTS. Mônica esteve nesta quarta-feira (24), em Juiz de Fora, durante o Fomenta Minas, no Expominas, para apresentar mapeamento encomendado pelo Sebrae junto à Fundação Getúlio Vargas, que analisou as possibilidades de novos negócios que serão criadas com a realização do evento esportivo.

De acordo com ela, não é possível estimar qual o montante a cidade pode arrecadar. É difícil falar em valores. O Sebrae está trabalhando pensando no legado que os investimentos feitos para a Copa deixarão, com as micro e pequenas empresas elevando seu patamar de competitividade.

Ao todo, o estudo apresenta 929 oportunidades de negócios pelo Brasil nos setores de construção civil, turismo, têxtil, vestuário, madeira e móveis, serviços, comércio varejista, tecnologia da informação e agronegócio. No primeiro dia, o Fomenta Minas reuniu 44 grandes empresas, estatais e privadas, e 133 micro e pequenas empresas para uma rodada de negociações. A expectativa é de que R$ 30 milhões em negócios sejam movimentados a partir das negociações. Hoje, diversos debates estão sendo realizados sobre as oportunidades que surgirão com a Copa de 2014.