CNI vai investir R$ 260 mi em Minas
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), apresentou ontem, em Belo Horizonte, o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Mineira que prevê investimentos de R$ 260 milhões para tornar o setor mais competitivo e aumentar a geração de empregos.
A proposta é que, até 2015, R$ 180 milhões sejam investidos na criação de nove unidades de inovação e desenvolvimento tecnológico, sendo seis Institutos Senai de Tecnologia (IST) e três Institutos Senai de Inovação (ISI). O restante do recurso será destinado a implantação de sete Centros de Formação Profissional e compra de quatro unidades móveis de qualificação. Neste período, 209 mil vagas em cursos de nível básico, médio e superior serão criadas em 28 áreas de atuação do Senai.
O programa abrange todo o estado que, segundo levantamento do Sebrae Minas, apresenta um cenário promissor para o setor industrial. Em 2011, foram assinados 162 protocolos de intenções de empresas com previsão de investimentos de R$ 28,38 bilhões. Para 2012 e 2013, os investimentos devem superar R$ 47,9 bilhões.
Durante a apresentação, o governador Antonio Anastasia assinou projeto de lei que propõe a ampliação da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) para que ela atue em parceria com outras instituições na identificação de novas fontes de financiamento. A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa.









