Segunda parcela do 13º totaliza R$ 50 mi em JF
Os aposentados e os pensionistas começam a sacar, a partir de segunda-feira, a segunda parcela do décimo terceiro salário. No total, serão mais de R$ 50 milhões. A primeira parcela foi paga na folha de agosto. Entre os trabalhadores formais, a primeira parcela – se não resgatada nas férias – precisa ser depositada até 30 de novembro (ver quadro). O benefício deve totalizar R$ 320 milhões em Juiz de Fora, considerando o total pago a segurados da Previdência Social (R$ 101 milhões) e a estimativa de gratificação aos trabalhadores formais (R$ 218 milhões).
O economista Lourival Batista de Oliveira Júnior adverte que, ao valor estimado, devem ser consideradas as parcelas resgatadas durante as férias e a particularidade do funcionalismo público federal, que recebe metade do 13º em julho. "Existem também empregadores que podem atrasar o pagamento. Assim, esse recurso não será disponibilizado esse ano." Lourival também cita deduções, como a do Imposto de Renda. "Devemos ser cautelosos, pois esses valores não se transformarão exclusivamente em consumo. Muitos anteciparam receita junto a bancos, vinculando o pagamento ao recebimento do abono." O economista lembra, ainda, que os "precavidos" guardam parte do extra para arcar com as dívidas de início do ano, como matrícula escolar, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Entre os aposentados e pensionistas, são quase 125 mil beneficiados com o 13º na cidade. Para o secretário da Associação dos Aposentados de Juiz de Fora, Antônio José do Amaral, a maioria vai usar o abono para quitar dívidas. A outra parte, aposta, deve destinar o extra para as compras de Natal. "Poucos conseguem guardar dinheiro." O secretário aprova o adiantamento da primeira parcela, que, na sua opinião, é como um empréstimo livre de juros. "A segunda parcela, liberada mais próximo do Natal, chega na hora certa para pagar as dívidas de final de ano e quitar os impostos do início de 2013."
Entre os trabalhadores formais, são cerca de 145 mil com o extra nas mãos. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Vandir Domingos, também aposta no direcionamento da primeira parcela para acertar as pendências financeiras, limpar o nome e realizar as compras de Natal no comércio. Tanto que a campanha de recuperação de crédito da CDL acontece até a véspera da data, tentando atrair os inadimplentes com redução de até 50% nos juros cobrados.
Este ano, Vandir aposta na antecipação das compras de Natal, a partir do início de dezembro, coincidindo com a chegada do 13º ao bolso. A expectativa de vendas varia de 5% a 8% sobre o ano passado. Em setores específicos, como o vestuário, a alta deve ser ainda maior e chegar a 20%, aposta.
Cálculo
Para o cálculo do valor estimado da gratificação natalina dos trabalhadores formais foi considerada a soma dos empregos com carteira assinada criados em 2011 (140.710) com o saldo acumulado até setembro (5.527) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este é o dado mais recente disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao total, foi multiplicado o salário médio praticado na cidade (R$ 1.494), conforme a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os dados do abono previdenciário foram fornecidos pela Gerência Regional do INSS em Juiz de Fora.









