Azul cancela primeiros voos no Aeroporto Regional

Saguão principal ficou lotado de passageiros e curiosos
A Azul Linhas Aéreas que começaria as operações no Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado cerca de 40 quilômetros de Juiz de Fora, nesta sexta-feira (22), cancelou os voos do dia. Segundo nota oficial divulgada agora há pouco pela companhia aérea, o problema aconteceu "devido às condições meteorológicas desfavoráveis na rota do aeroporto destino, abaixo dos mínimos para operação." Ainda de acordo com a nota, a aeronave orbitou na região por cerca de 30 minutos sem obter visualização do aeroporto, sendo alternado para o Galeão.
A aeronave decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 12h42, com 54 passageiros a bordo, e deveria ter pousado às 14h05 no Regional. Enquanto isso, outras 58 pessoas que aguardavam no ARZM para embarcar rumo a Campinas foram informadas de que teria duas opções: elas poderiam se deslocar para o Rio de Janeiro e embarcar no Galeão ou remarcar a passagem para amanhã, saindo do Regional. Os custos de deslocamento para a capital fluminense ficariam a cargo da empresa aérea. Uma mulher grávida, que aguardava para embarcar para Campinas, passou mal e precisou de atendimento médico. Em seguida, ela fretou um avião e seguiu para Campinas. Este voo, inclusive, foi um dos argumentos utilizados pela Multiterminais, empresa que administra o aeroporto, para afirmar que o terminal tem condições de pouso e decolagem.
A Azul Linhas Aéreas explicou, ainda, que o aeroporto opera por aproximação visual, "uma vez que não possui um procedimento por instrumentos aprovado pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA)". A empresa diz que o procedimento se encontra em fase de homologação.
Programação
Para este primeiro dia de atividade, estavam previstos um pouso e uma decolagem da aeronave turbo-hélice ATR-72-200, com capacidade de 66 lugares. Dois ônibus gratuitos fizeram o traslado de 15 passageiros do terminal rodoviário em Juiz de Fora até o ARZM. A viagem durou 1 hora. Esse serviço será realizado nos próximos seis meses. O ônibus sai da rodoviária ao meio-dia, da parada da viação JMR, e retorna às 14h30, saindo da porta principal do aeroporto. As passagens aéreas foram vendidas a R$ 49,90. Ao valor promocional é somada a taxa de embarque de R$ 16,23. Inicialmente, um voo diário será realizado entre as localidades, nos horários de: Viracopos (12h42) – Regional (14h05); Regional (14h35) – Viracopos (16h08).









