Cozinhas Itatiaia demite 300 funcionários
Cerca de 300 funcionários da fabricante de móveis e eletrodomésticos Itatiaia, distribuídos em unidades da empresa em Ubá, Belo Horizonte e Sooretama (ES), foram demitidos este ano. O número corresponde a 17% do efetivo da empresa. De acordo com a assessoria de comunicação da Itatiaia, as dispensas aconteceram no período entre abril e o final da última semana.
O motivo das demissões seria a redução de custos em virtude da desaceleração econômica. No comunicado emitido à imprensa, o diretor-presidente da empresa, Victor Penna Costa, diz que a ação se deve à baixa perspectiva de melhora do mercado a curto prazo. A empresa não informou quantos funcionários serão dispensados em cada uma das cidades.
Fundada em 1964, a Itatiaia consolidou-se como a maior fabricante de móveis para cozinhas do país e está entre as três maiores indústrias de móveis do Brasil. Em Ubá, é uma das maiores empregadoras do município. Atualmente, a empresa possui dois parques industriais, um localizado em Ubá, em uma área de 350 mil m², e o mais recente inaugurado em Sooretama (ES), maior do que o mineiro, com 600 mil m² . Em 2014, a empresa inaugurou sua sede administrativa em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.
A fabricante ainda informou que estuda outras alternativas para retomar o crescimento da empresa, e, consequentemente, garantir a permanência dos colaboradores.