Segunda parcela do 13º salário sai amanhã
As empresas de Juiz de Fora têm até quinta-feira (20) para pagar aos funcionários a segunda parcela do 13º salário. O valor do benefício é menor que o da primeira parcela, paga até 30 de novembro para quem não recebeu o benefício junto com as férias, já que são descontados o Imposto de Renda (IR), a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Pessoas que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não têm direito ao 13º.
O 13º é o pagamento adicional de um doze avos do salário do trabalhador, por mês de serviço, ao longo ano. Assim, se uma pessoa trabalhou apenas seis meses do ano, o décimo terceiro será proporcional a esse período. A cada 15 dias trabalhados, o mês será considerado integral para fins de pagamento. As horas extras, os adicionais noturnos e os adicionais por insalubridade ou periculosidade também são contabilizados nesse benefício.
A liberação do abono representa a injeção de quase R$ 320 milhões na economia juiz-forana, considerando o total pago a segurados da Previdência Social (R$ 101 milhões) e a estimativa de gratificação natalina paga aos trabalhadores formais (R$ 218 milhões). Entre os trabalhadores com carteira assinada, são mais de 145 mil com o extra nas mãos.









