PJF apresenta estudo sobre transporte coletivo
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou audiência pública nesta segunda-feira (19) para apresentação dos resultados dos estudos realizados pela empresa Tecnotran Engenharia, que irão nortear os moldes da licitação do transporte público coletivo na cidade. O edital da concorrência será publicado no primeiro semestre deste ano e, desde já, a população pode enviar sugestões à Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) pelo endereço eletrônico http://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/settra/formulario/form.php .
A partir da conclusão das pesquisas de embarque e desembarque, origem e destino de deslocamento e velocidade e retardamento, a Tecnotran propõe que a licitação do transporte público de Juiz de Fora ocorra por meio de dois lotes, dividindo o município em três áreas operacionais. Os vencedores de cada um dos lotes da concorrência atenderão uma área específica da cidade e terão, em comum, a abrangência de uma terceira área.
A proposta inclui, ainda, que a licitação tenha validade de 20 anos. Dentro deste período, foram traçadas ações que deverão ser atendidas, inicialmente, em curto prazo (até dois anos) e longo prazo (a partir do terceiro ano de atuação até o décimo). Entre estas, a ampliação do bilhete único para todas as linhas, a inclusão de micro-ônibus para atender regiões que ainda não contam com o serviço e a implantação da rede tronco-alimentada.