Imposto de Renda 2025: veja como obter atendimento gratuito para fazer sua declaração
Receita Federal e instituições de ensino oferecem suporte gratuito para o preenchimento e envio da declaração; saiba como acessar os serviços
Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 sem a cobrança de multa. O processo de preenchumento da declaração, além de complicado, pode sair caro, já que boa parte das pessoas recorrem a um profissional especializado para realizar o serviço. No entanto, há opções de atendimento gratuito disponíveis para ajudar a resolver a pendência. Em Juiz de Fora, especialistas oferecem suporte sem custo, garantindo que o contribuinte consiga regularizar sua situação fiscal junto à Receita Federal dentro do prazo estipulado.
Receita Federal
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um programa da Receita Federal do Brasil (RFB) que oferece assistência fiscal gratuita para pessoas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. Em parceria com instituições de ensino, o NAF está presente em todo o Brasil.
O programa permite que estudantes de contabilidade e comércio exterior coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e durante as capacitações promovidas pela Receita Federal e seus parceiros. Como parte da cooperação, as instituições de ensino disponibilizam professores supervisores e infraestrutura, como espaços físicos, móveis e equipamentos, que podem ser compartilhados com outras atividades de apoio à comunidade, tanto dentro quanto fora das dependências da instituição.
O serviço da Receita Federal está disponível diretamente nas unidades do órgão ou pelo portal oficial. Os atendimentos presenciais ocorrem às terças-feiras, das 8h às 11h30, na Avenida Barão do Rio Branco, 372, Manoel Honorio, por ordem de chegada. Já o suporte para acesso remoto aos serviços digitais é feito por meio da conta Gov.br
Parceria com as instituições de ensino superior
Além disso, o NAF, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferece atendimento gratuito para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Embora, no momento, a UFJF não esteja realizando atendimentos presenciais, os contribuintes ainda podem tirar dúvidas e obter orientação por meio dos canais digitais do projeto. As consultas podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram, no perfil @nafufjf.
As diversas unidades da Estácio, incluindo Juiz de Fora, também estão oferecendo atendimento gratuito. A iniciativa conta com a parceria da Receita Federal do Brasil, por meio da Delegacia Regional do Rio de Janeiro, e disponibiliza suporte remoto, incluindo atendimento por e-mail.
As equipes estão preparadas para esclarecer dúvidas, orientar no preenchimento correto da declaração e realizar o envio à Receita Federal. Além disso, os contribuintes de todo o país podem acessar uma série de serviços digitais gratuitos, como: preenchimento e envio do IRPF 2025 (DIRPF), análise da malha fiscal, emissão e regularização de CPF, CNPJ e MEI, orientações sobre o e-Social, Simples Nacional, PERDCOMP, código E-CAC, análise da situação fiscal, emissão de DARF, REDESIM, certidões negativas, parcelamentos, entre outros serviços ligados à Receita Federal.
Para solicitar atendimento ou obter mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].
*estagiária sob supervisão da editora Mariana Floriano
Tópicos: Imposto de Renda