Estudantes voltam às ruas para protestar
Se a passagem não baixar, Juiz de Fora eu vou parar. Entoado pelos manifestantes liderados pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFJF, este foi um dos gritos de protesto contra o reajuste da tarifa de ônibus indicava a intenção de mais uma passeata realizada na noite desta segunda-feira (16). Cerca de 80 pessoas, a maioria alunos universitários e secundaristas, marcharam por mais de duas horas pelas principais ruas do Centro, interrompendo o trânsito em diversos pontos e convidando a população a engrossar a manifestação. Desde sábado, os juiz-foranos pagam R$ 2,05 pela viagem de transporte coletivo, R$ 0,10 a mais que o valor que vigorou no último ano.
Esperamos barrar esse aumento e acreditamos que, com mobilização popular nas ruas, podemos fazer com que a Prefeitura volte atrás, afirmou a porta-voz do DCE, Bianca Bernardino. Os estudantes saíram do Parque Halfeld por volta das 18h e chegaram a deitar no chão na Avenida Rio Branco, no encontro com a Rua Halfeld, fechando a pista que leva ao Bairro Manoel Honório por alguns minutos. A passeata seguiu até a Floriano Peixoto, por onde acessou a Getúlio Vargas, retornando para a Halfeld pela Presidente Itamar Franco (antiga Independência) e Rua Batista de Oliveira.
Acreditando que o Prefeito Custódio Mattos estaria no Cine-Theatro Central para assistir a um recital, os manifestantes tomaram as escadarias do prédio, onde outras pessoas aguardavam o início da apresentação. Os estudantes só deixaram o local às 20h15, depois de serem informados que o prefeito não estava lá.
Ação
A Prefeitura informou que entregou na segunda à Justiça as informações solicitadas pelo juiz João Martiniano Vieira Neto. Segundo informações da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, o magistrado ainda não havia tido acesso às petições entregues pelo município na tarde desta segunda, e, por isso, a ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual, que pede a manutenção da passagem em R$ 1,95, continua parada.









