PJF lança portal com o objetivo de atrair investimentos
Ferramenta mostra infraestrutura industrial disponível, condições logísticas e marco regulatório da cidade
Com o objetivo de dar visibilidade a Juiz de Fora, atrair investimentos e aumentar a geração de emprego e renda, a Prefeitura lançou, nesta terça-feira (16), o site “Invista em Juiz de Fora”, considerado uma ferramenta de apresentação da cidade. O portal reúne dados econômicos, apresenta as leis de incentivo e lista a performance do município em rankings estaduais e nacionais, entre outras informações municipais. Tem formato responsivo (que se adapta a desktops e dispositivos móveis) e é bilíngue, podendo ser acessado em português e inglês.
O lançamento do portal reuniu boa parte do secretariado, além de empresários e representantes da UFJF e de entidades de fomento ao desenvolvimento econômico. No evento, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) reforçou a confiança de que Juiz de Fora é uma das melhores cidades para se investir no país. “O site é para que possamos levar informações às pessoas que querem trazer as suas empresas para a cidade.” Na sua opinião, a partir desse ano, quando o país começa a sair de uma crise, Juiz de Fora está preparada para absorver novos empreendimentos, através dos “excelentes indicadores” e das informações que estão sendo apresentadas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, o objetivo é auxiliar o setor produtivo no processo de tomada de decisão. Ele afirma que a prospecção de novos investimentos e o apoio aos já instalados são esforços permanentes. O secretário destaca que o site retrata a pluralidade da matriz econômica municipal. No portal há destaque, ainda, para a infraestrutura industrial disponível e os fatores atrativos, como condições logísticas, capital humano qualificado, oferta de serviços de qualidade e marco regulatório que reduz a carga tributária para a implantação de unidades produtivas.
Para o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, a ferramenta também é importante para “vender a imagem da cidade” no restante do país, podendo ser usada por empresários já sediados e também organizadores de eventos. “Além das informações econômicas e toda a legislação que beneficia investidores, o portal possui material de divulgação, composto por galerias de imagens e vídeos institucionais bilíngues, que podem ser divulgados e compartilhados, promovendo o marketing da cidade.”
M. Dias Branco em compasso de espera
O principal investimento anunciado na cidade atualmente – e o mais aguardado – é a M. Dias Branco. Orçado em R$ 350 milhões, o projeto prevê uma fábrica de biscoitos, massas e farinha de trigo, um moinho de trigo e um centro de distribuição na cidade, com possibilidade de expansões futuras. O início das obras, no entanto, esbarra na falta de acesso entre a via pública e o terreno localizado na BR-040, que vai sediar o empreendimento. Há quem diga, inclusive, que a demora na concretização da obra pode fazer a empresa rever o investimento milionário previsto para Juiz de Fora. Líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas, a proprietária das marcas Adria, Estrela e Isabela pretendia iniciar a construção do parque fabril em Juiz de Fora ainda em 2017, mas continua aguardando a obra, que seria de responsabilidade do Poder Público. Com isso, o investimento, que pode levar à criação de 800 a mil empregos diretos, segue em compasso de espera.
Sobre o negócio, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) afirmou que os projetos para concretizar o acesso foram encaminhados ao DEER-MG e estão sendo analisados, para que o Estado possa fazer a licitação para execução da obra. Segundo o prefeito, outro mecanismo possível é que a própria empresa, caso queira, pode fazer o investimento e, posteriormente, ter o retorno através do ICMS futuro. A possibilidade é prevista em lei de incentivo em vigor. “Temos essas duas possibilidades, mas hoje estamos trabalhando com o que foi acordado com o Governo do estado que é a realização da obra pelo DEER e pela Secretaria Estadual de Obras.”
Sobre o possível risco de a cidade perder um investimento deste porte por conta da demora na disponibilidade do acesso, o prefeito afirmou que todos os empreendimentos privados dependem das empresas. “As últimas conversas mostram que eles estão muito otimistas em fazer esse empreendimento na nossa cidade, por todas as características positivas que estamos apresentando no site Invista em JF. A Tribuna não conseguiu contato com a assessoria da M. Dias Branco nesta terça. A assinatura de protocolo de intenções da empresa com o município aconteceu em março de 2015.