Minas quer incentivo à energia renovável


Por Tribuna

15/08/2013 às 07h00

O Governo do Estado lançou ontem o programa Energias de Minas, projeto que tem a proposta de aumentar a participação de energias renováveis na matriz mineira por meio de incentivos à implantação de empreendimentos voltados para a produção de energia limpa. O decreto que institui o programa será publicado hoje no órgão oficial do Estado. De acordo com o texto, empreendimentos de energia gerada a partir das fontes solar, eólica, biomassas, biogás e hídrica, além da proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), deverão ter condições diferenciadas – entre estas, o tratamento tributário para a produção de componentes e ferramentais utilizados na geração de energia renovável, linhas de financiamento de longo prazo oferecidas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além de apoio à pesquisa e à capacitação técnica para o atendimento à demanda.

O lançamento do programa foi feito pelo governador em exercício Alberto Pinto Coelho durante solenidade no Palácio Tiradentes. Na ocasião, ele destacou que esta é a oportunidade de Minas sair na frente em relação ao seu potencial, tanto no que se refere aos recursos naturais quanto na produção e desenvolvimento de novas tecnologias.