Para levar 4G, empresas terão que investir em banda larga


Por Tribuna

15/05/2013 às 07h00

Brasilia (ABr) – As empresas que participarem do leilão de frequência de 700 mega-hertz (MHz) para a tecnologia 4G, previsto para o próximo ano, deverão cumprir metas de expansão de infraestrutura, que servirão para a nova etapa do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL 2.0). Já está consensuado dentro do Governo que as licitações serão trocadas por infraestrutura, disse ontem o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A troca de recursos por investimentos em infraestrutura foi testada no leilão de frequência de 4G ocorrido em junho do ano passado. Na ocasião, as empresas que ganharam a licitação também ficaram com obrigações de levar a internet móvel para o campo. Segundo o ministro, estudos mostram que o custo para conectar todas as cidades com fibra óptica é de cerca de R$ 27 bilhões. O Governo estima que serão necessários R$ 125 bilhões em investimentos nos próximos dez anos para viabilizar o novo PNBL.