PJF arrecada 7% a mais com IPTU à vista
A Prefeitura de Juiz de Fora arrecadou 7% a mais com o pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) este ano em relação a 2012. Segundo balanço da Secretaria da Fazenda divulgado nesta sexta-feira (15), foram arrecadados R$ 58,3 milhões, contra R$ 54,4 milhões recolhidos no ano passado. O montante representa 40% da expectativa da Prefeitura (R$ 161 milhões) e equivale a 35,25% do total de carnês a serem quitados (aproximadamente 188 mil). Em 2012, 35,5% do total dos lançamentos (184.551) foram pagos à vista. Até o último dia 8, prazo para quitar o imposto com desconto de 8% (para quem não tem débitos anteriores) e de 5% (no caso de débitos), cerca de 66 mil contribuintes acertaram as contas com a Prefeitura.
O número é semelhante ao do ano passado, quando 65.565 optaram pelo pagamento à vista. Na avaliação do Secretário da Fazenda do município, Fúlvio Albertoni, o valor arrecadado cresceu porque antecipar o pagamento é uma boa forma de economizar. Apesar do desconto ser o mesmo, quem paga à vista consegue resguardar um bom dinheiro. É difícil encontrar uma aplicação no mercado financeiro que dê margem de 8%, compara. Ele ressalta que os números correspondem aos valores do imposto e das taxas previstas e condizem com a expectativa de arrecadação da Prefeitura, que era de exatamente 40%.
Quem optou pelo pagamento a prazo terá o tributo dividido em dez parcelas iguais, sendo que a primeira vence em 10 de março, e as demais no dia 10 dos meses seguintes, até dezembro. Os contribuintes que não receberam os boletos através dos Correios deverão procurar o JF Informação para solicitar a segunda via. As parcelas também podem ser impressas pelo site da PJF (www.pjf.mg.gov.br). Em ambas as situações, o cidadão deverá portar o número da inscrição imobiliária, que pode ser obtido em carnês antigos ou na Secretaria de Atividades Urbanas (Avenida Barão do Rio Branco, 1.843, 1º andar – Centro), tendo em mãos algum documento de propriedade do imóvel.
O período de reclamação do valor do IPTU começa na próxima segunda-feira e vai até oito de março. O processo só poderá ser efetivado pelo contribuinte ou procurador habilitado que for pessoalmente ao JF Informação. Não é necessário ter efetuado o pagamento para reclamar.











