Empreendedorismo feminino avança entre mães no país

Dados mostram aumento de mulheres que empreendem após a maternidade


Por Tribuna de Minas

14/11/2025 às 13h59

O empreendedorismo feminino tem registrado expansão entre mulheres que se tornam mães, em busca de flexibilidade, autonomia e conciliação entre carreira e cuidados com os filhos. Dados citados pelo Sebrae indicam que quase metade dos empreendedores iniciais do país são mulheres. Levantamento do IRME mostra ainda que 73% delas têm filhos.

Para aprofundar esse cenário e identificar quais tipos de apoio fazem diferença no início da jornada empreendedora, Fernanda Machado, especialista em empreendedorismo feminino e CEO do Festival Conectadas, participou de uma conversa sobre os desafios e oportunidades enfrentados por esse público. A entrevista completa você confere abaixo:

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.