Tópicos em alta: CPI dos ônibus / polícia / fé na estrada / reforma da previdência / bolsonaro

Juiz de Fora irá sediar convenção estadual de varejo

Encontro deve reunir mais de 400 empresários de todo o estado entre os dias 29, 30 e 31 de agosto

Por Leticya Bernadete

14/08/2019 às 13h02

CDL/JF apresentou a proposta da convenção para o prefeito Antônio Almas (Foto: Leticya Bernadete)

Pela primeira vez, a Convenção Estadual da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MG) irá acontecer fora das imediações de Belo Horizonte, e Juiz de Fora foi o município escolhido para receber a 26ª edição do evento. Realizado em parceria com a CDL Juiz de Fora e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), o encontro deve reunir mais de 400 empresários de todo o país no Trade Hotel, entre os dias 29, 30 e 31 de agosto. Na manhã desta quarta-feira (14), a CDL/JF apresentou a proposta da convenção ao prefeito Antônio Almas, em um café da manhã com o presidente da FCDL/MG, Frank Sinatra, e outras autoridades.

De acordo com o presidente da CDL/JF, Marcos Casarin, o evento será uma oportunidade para divulgar Juiz de Fora a todo o estado. São esperados entre 400 e 500 empresários de outros municípios, possibilitando o intercâmbio com os empreendedores locais. Com o tema “Varejo 360º”, a 26ª edição deve trazer novidades para os participantes. “Antes, nossas convenções eram muito mais técnicas, mas hoje está mudando. A Federação entendeu que precisava dar uma mexida de 360 graus, informando mais o empresário para torná-lo mais consciente das mudanças que virão no país.”

Neste ano, a CDL/JF idealizou um espaço inédito, chamado “Cantinho Zona da Mata”. Segundo Casarin, a proposta é apresentar a cidade anfitriã e outras da região para os demais participantes, que contarão com uma mostra de produtos e serviços oferecidos por empresários da Zona da Mata Mineira.

Também estiveram presentes no café da manhã o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga, o secretário de Governo, Bebeto Faria, a secretária interina de Comunicação Pública, Sabrina Santos, e o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Luís Cláudio Santos.

O conteúdo continua após o anúncio

Opção por Juiz de Fora

Para o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, a realização do evento representa uma melhora na capacitação do município em atrair eventos de grande porte. “Isso valoriza nossa cidade do ponto de vista de opção para realização desses eventos e nos coloca no cenário de turismo de eventos, não só culturais ou esportivos, mas também econômicos. Estamos ganhando espaço, e isso é importante”, diz.

As características demográficas de Juiz de Fora contribuíram para a escolha do município para sediar a 26ª edição da convenção, de acordo com o presidente da FCDL/MG, Frank Sinatra. “Juiz de Fora tem a quinta maior captação per capta do estado de Minas Gerais. Aqui, são 15 mil lojistas empregando 150 mil pessoas. Isso colaborou para elegermos a vinda dessa edição.” Segundo o presidente da FCDL/MG, os participantes irão contar com diversas palestras, muitas delas voltadas à tecnologia, abordando mudanças que têm ocorrido para o comércio e no país, de maneira geral.

Convenção

Além das palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento do varejo e fomentar o comércio local, o encontro promoverá, ainda, o “Prêmio CDL Destaque”, na abertura da convenção. Em 2019, 21 projetos de 16 CDLs participantes foram inscritos na premiação, e serão avaliados por um júri técnico, sendo que os três projetos de maior destaque serão contemplados. O objetivo é reconhecer ideias que contribuam para o cotidiano das CDLs.

O encerramento da convenção trará o “Miss Comerciária Minas Gerais 2019”, com candidatas das CDLs de Viçosa, Santos Dumont, Ribeirão das Neves, Patrocínio, Itaúna e Betim. O concurso será conduzido pela embaixadora da BioExtratus e Miss Minas Gerais 2017, Karen Porfiro, e irá contar, ainda, com a presença da Miss Plus Size Juiz de Fora 2019, Júlia Porto. Um corpo de jurados irá eleger a vencedora de 2019.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia