Salário mínimo ideal seria de quase R$ 8 mil para sustentar família, aponta Dieese
Estudo considera despesas de uma família de quatro pessoas; Governo prevê reajustar piso nacional para R$ 1.741 em 2027

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de MinasO salário mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas no Brasil deveria ter sido de R$ 7.992,47 em outubro de 2026, segundo levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na última terça-feira (10). O valor corresponde a 4,93 vezes o piso nacional vigente, de R$ 1.621, e representa uma diferença de R$ 6.371,47. O cálculo considera despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.
Em Minas Gerais, o custo dos alimentos também evidencia a diferença entre a renda e as despesas básicas dos trabalhadores. Em Belo Horizonte, cidade mineira incluída na Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, o conjunto de produtos essenciais custou R$ 810,73 em outubro, comprometendo 54,07% do salário mínimo líquido, já descontada a contribuição previdenciária de 7,5%. O trabalhador remunerado pelo piso nacional precisou dedicar 110 horas e dois minutos de trabalho para adquirir os alimentos pesquisados.
A pesquisa, realizada pelo Dieese em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), abrange as 27 capitais brasileiras. Em todas, o custo da cesta básica aumentou. As maiores altas foram registradas em Salvador (6,79%), Natal (6,68%), Recife (6,41%) e Fortaleza (5,48%).
Salário mínimo necessário aumenta em outubro
O valor calculado pelo Dieese apresentou crescimento em relação a setembro, quando o salário mínimo necessário foi estimado em R$ 7.750,01. A diferença entre os dois meses chegou a R$ 242,46, o equivalente a uma alta de aproximadamente 3,13%.
Na comparação com outubro de 2025, quando o rendimento necessário havia sido calculado em R$ 7.116,83, o aumento foi de R$ 875,64, ou aproximadamente 12,3%.
A estimativa leva em consideração a determinação prevista na Constituição Federal de que o salário mínimo deve atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família. Para chegar ao valor, o Dieese utiliza como referência o custo da cesta básica mais cara entre as capitais pesquisadas, que, em outubro, foi a de São Paulo, de R$ 951,37.
O levantamento considera uma família composta por dois adultos e duas crianças. Dessa forma, o salário mínimo necessário funciona como um indicador do rendimento que seria suficiente para cobrir as despesas previstas constitucionalmente, e não como uma proposta oficial de reajuste do piso nacional.

Cesta básica em Minas Gerais fica mais cara
Em Belo Horizonte, a cesta básica apresentou aumento de 0,96% entre setembro e outubro, alcançando R$ 810,73. Na comparação com outubro do ano passado, o crescimento foi de 13,15%. Já no acumulado de 2026, a elevação chegou a 12,09%.
Entre os 13 produtos pesquisados na capital mineira, oito registraram alta de preços no último mês. O tomate apresentou a maior variação, de 11,87%, seguido pelo açúcar cristal (4,78%), arroz agulhinha (3,84%), manteiga (2,88%) e carne bovina de primeira (1,24%). Também ficaram mais caros o feijão carioca (0,89%), óleo de soja (0,26%) e pão francês (0,05%).
Por outro lado, cinco produtos apresentaram redução de preços: banana (-9,37%), café em pó (-5,35%), batata (-3,85%), leite integral (-2,71%) e farinha de trigo (-2,01%).
O comprometimento da renda do trabalhador mineiro também aumentou. Em setembro, a aquisição da cesta básica exigia 53,55% do salário mínimo líquido. Em outubro, o percentual passou para 54,07%. Há um ano, essa proporção era de 51,03%.
O tempo de trabalho necessário para comprar os alimentos passou de 103 horas e 50 minutos, em outubro de 2025, para 110 horas e dois minutos no mesmo mês deste ano.
Salário mínimo de 2027 pode chegar a R$ 1.741
Enquanto o Dieese aponta a distância entre o rendimento atual e o necessário para atender às despesas de uma família, o Governo federal prevê elevar o salário mínimo para R$ 1.741 em 2027. Conforme noticiado pela Tribuna de Minas, a estimativa representa um reajuste de aproximadamente 7,4%, com acréscimo de R$ 120 em relação ao valor vigente em 2026.
A previsão consta do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2027, encaminhado ao Congresso Nacional em 31 de agosto. Para chegar ao valor, o Governo considerou uma inflação projetada de 4,93%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além de ganho real de 2,3%.
O valor definitivo, no entanto, ainda depende da divulgação do INPC acumulado em 12 meses até novembro, prevista para 11 de dezembro. Após a atualização dos cálculos, o novo piso deverá ser oficializado e passar a valer em 1º de janeiro de 2027.








