Tópicos em alta: cartas a jf / onça-pintada / dengue / polícia

Procon divulga plataforma para registro de reclamações

Canal media a resolução de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas

Por Tribuna

13/03/2019 às 19h40

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora divulga, na Semana Internacional do Consumidor, a plataforma digital de reclamações de serviços “consumidor.gov.br“. Disponível por meio de endereço eletrônico e de aplicativos para sistemas Android e iOS, o canal media a resolução de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. O Procon adere, assim, à campanha de divulgação promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.

O conteúdo continua após o anúncio

A plataforma informa aos consumidores dados relacionados ao atendimento, conforme as empresas buscadas, como porcentagem de solução de conflitos, índice de satisfação com o atendimento – variável entre zero e cinco -, total de reclamações respondidas e, por fim, prazo médio de respostas. As informações podem ser visualizadas a partir de determinada periodicidade: em 30 dias, em seis meses, no ano ou, então, o acumulado de dados desde o cadastro dos fornecedores no canal.

É necessário o cadastro de informações pessoais para o registro de queixas. Durante o processo, o programa permite, ainda, a utilização de modelos de texto padrão para descrever tanto a reclamação quanto a solicitação desejada pelos consumidores às empresas. Em caso de contestações realizadas por meio de celulares, as respostas serão enviadas por mensagens de texto; em contrapartida, no registro de requerimentos via site, as resoluções serão encaminhadas por e-mail.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia