Para sindicato, leite vai ficar mais caro
Um dos vilões do momento no bolso do juiz-forano, o leite deve ficar ainda mais caro nas próximas semanas. Essa é a avaliação do presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora, Domingos Frederico Neto. Segundo ele, além da diminuição da produção, o consumidor enfrenta as consequências da queda na importação de leite em pó, supervalorizado no mercado internacional. A expectativa dele é de que, até o final de setembro, os juiz-foranos estejam pagando até R$ 0,30 a mais pelo litro da bebida. Esta semana, segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), o litro do leite vendido em saquinho, conhecido popularmente como barriga-mole, custa, em média, R$ 2,16, quase 20% mais do que o valor praticado nesta mesma época de 2012. Vendido na caixinha, o produto sai por R$ 2,21.
Vivemos um ano atípico. A Argentina e a Nova Zelândia são dois países que também não têm grande oferta do leite. Em um ano, a tonelada do produto no mercado global já passou de US$ 2.700 para US$ 5.200, diz Domingos. Segundo ele, o Brasil não conseguiu importar a quantidade de leite em pó necessária ao mercado e, por isso, os grandes laticínios estão sem estoque, o que acaba pressionando, também, o preço da produção nacional.
De acordo com Domingos, o valor recebido pelo produtor na região também subiu este ano, de R$ 0,85 por litro para R$ 1,05 e deve ficar ainda mais alto, próximo de R$ 1,20. Mas a questão é que o produtor não está ganhando mais, já que o custo dos insumos para produção do leite, como a ração, por exemplo, também está mais alto. A situação tende a se normalizar a partir de outubro, quando deve ter início uma nova temporada de chuvas.











