Procon divulga lista das mais reclamadas


Por Tribuna

12/02/2015 às 07h00- Atualizada 12/02/2015 às 08h46

A Telemar Norte e Leste S/A encabeça a lista dos fornecedores mais reclamados no ano passado, concentrando 18,69% ou 7.511 dos 40.171 atendimentos realizados em 2014. Em segundo lugar está a Via Varejo S/A, com 1.721 ou 4,28%. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar no ranking, com 1.240 atendimentos, cerca de 3% do total registrado.

Com relação às áreas mais reclamadas, serviços essenciais (luz, água, telefonia) obtiveram 9.816 registros. Em segundo lugar, assuntos financeiros (bancos comerciais e financeiras) com 8.903, seguido por produtos, com 8.685 atendimentos.

O superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, reafirmou a importância da divulgação. “Além de ser uma importante ferramenta na garantia dos direitos dos consumidores, a Lista de Reclamação Fundamentada é um direcionamento para a contratação de serviços, aquisição de produtos e escolha de uma empresa.”

De acordo com análise no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a maioria das queixas apresentadas no Procon é resolvida no pronto atendimento, por meio de contato com os fornecedores e realização de audiências de conciliação. Na falta de êxito na primeira fase, há a abertura de processo administrativo, informa o órgão.