Reajuste de planos coletivos chega a 43%
Os planos de saúde coletivos, que abrangem grupos de até 30 pessoas, sofreram reajustes entre 6,31% e 43,25%, passando a valer de maio deste ano até abril de 2014. Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgados ontem. Segundo a publicação, a média de reajuste foi de 11,9% entre as 61 operadoras que prestam o serviço no país. Os planos coletivos não têm limite de reajuste determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como ocorre com os particulares. Estima-se que nesta categoria, estejam inseridos cerca de cinco milhões de consumidores, representando 77% dos planos comercializados no Brasil e 85% dos coletivos. As informações são do portal G1.
Para o Idec, a mudança de regras da ANS para o cálculo do reajuste anual desses planos é insuficiente para proteger os usuários de reajustes muito altos. Por determinação da ANS (Resolução Normativa 309/2012), a partir de maio deste ano as operadoras devem agrupar os contratos de até 30 vidas e calcular um percentual único de aumento para eles. A ideia é diluir os custos dos planos entre um número maior de usuários.











