Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

JF participa de missão técnica internacional sobre combustíveis sustentáveis

Capacitação na Alemanha pode contribuir para Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da região

Por Gracielle Nocelli

10/07/2019 às 12h07

Juiz de Fora irá marcar presença na Missão Técnica de Capacitação em Eletrocombustíveis Renováveis de Aviação que será realizada na Alemanha até sexta-feira (12). A viagem é organizada pelo projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQr), uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil e o Ministério Alemão do Meio Ambiente. A missão é focada em combustíveis sustentáveis, com destaque para mobilidade e aviação civil, e irá promover visitas e reuniões técnicas a ministério, associações, organizações e empresas alemãs em Berlim e Dresden.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga, irá representar a cidade. “Fomos convidados pelo fato de o governo alemão entender que Juiz de Fora está na vanguarda das discussões de cadeias integradas para produção de combustíveis sustentáveis. Nosso especial interesse na viagem é na produção de hidrogênio, com tecnologias de resgate de CO2.” Na cidade, existe a proposta de utilizar a macaúba para produzir combustível verde para a aviação civil. No ano passado foi lançado o projeto Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata, que está em fase de engajamento. A expectativa é que a região possa produzir R$ 230 milhões de litros de bioquerosene de aviação em 2031.

O conteúdo continua após o anúncio

Na avaliação do assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta), Jackson Moreira, esta é uma grande oportunidade na prospecção e atração de tecnologias de vanguarda no desenvolvimento de combustíveis alternativos e alinhados à matriz energética sustentável, que poderão ser utilizadas na unidade de refino de combustíveis renováveis que será implantada para a concretização do projeto da plataforma. “A refinaria cumpre um importante papel na consolidação da cadeia produtiva do bioquerosene na região, fomentando a integração da produção de biomassas, principalmente, pelos pequenos agricultores e o segmento industrial de elevada complexidade, e, consequentemente, de alto valor agregado.”

Na programação da missão técnica estão agendados encontros com representantes do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear; da Iniciativa de Aviação para Energias Renováveis na Alemanha; de associações alemãs de Aviação e das Indústrias Aeroespaciais; da Agência de Proteção Ambiental; dentre outros.

Sobre o ProQr
O projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQr) foi iniciado em 2017, a partir de um ajuste complementar ao Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federal da Alemanha, firmado em 1996. Por meio do ProQr, o Brasil, com seu potencial renovável, indústria e uma crescente demanda de combustível, e a Alemanha, com know-how de produção dos eletrocombustíveis renováveis, contribuem para um futuro descarbonizado e com soluções descentralizadas.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia