Multa para Coca-Cola, Vivo e TIM


Por Tribuna

10/07/2013 às 07h00

Brasília (ABr) – As empresas Coca-Cola, Vivo e TIM foram multadas ontem pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão ligado ao Ministério da Justiça, por veiculação de publicidade enganosa.

Integrante do grupo Coca-Cola, o Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (Saab) foi condenado a pagar uma multa de R$ 1,158 milhão por ter veiculado propaganda na qual dizia que o produto Laranja Caseira seria suco, e não néctar. Néctar é suco acrescido de outras substâncias, justificou o diretor do DPDC, Amaury de Oliva.

A Vivo foi multada em R$ 2,26 milhões pela forma enganosa como veiculou a campanha Vivo de Natal. Durante a promoção de bônus, não ficavam claras para o consumidor as condições e as restrições da promoção. Eles prometiam que os consumidores ganhariam R$ 500 em ligações mais 500 torpedos. Só que as ligações estavam restritas a ligações locais e os torpedos eram restritos a um prazo de 30 dias, informou Oliva.

A TIM foi multada em R$ 1,654 milhão pela campanha publicitária Namoro a mil. As limitações e condições da promoção não eram apresentadas de forma clara. Não informava que os mil minutos eram divididos em 12 meses, o que daria apenas 84 minutos por mês. Depois desse limite, o consumidor era cobrado, frustrando a expectativa gerada pela promoção. Também não havia informação de que a promoção de torpedos era limitada a 500. Dizia apenas que o consumidor ganharia também torpedos, disse o diretor.

Por meio de sua assessoria, a TIM alegou não ter sido notificada oficialmente e disse que precisa analisar o processo antes de emitir um posicionamento. A assessoria da Coca-Cola informou que tomou conhecimento da condenação e irá recorrer da decisão do DPDC. Contatada, a Vivo não se posicionou.