Restaurantes e hotéis aproveitam romantismo para lucrar
Apesar do hábito de os consumidores deixarem as compras para a última hora, eles sabem que com o setor de serviços a máxima não costuma funcionar. Deixar para depois pode significar perder a reserva do jantar, encontrar todos os quartos de hotéis ocupados ou não conseguir agendar uma entrega. No Dia dos Namorados, data que tradicionalmente movimenta o setor, a demanda é maior e, por isso, a solução é se antecipar. Em Juiz de Fora, alguns hotéis e restaurantes esgotaram as reservas na semana anterior à data. A expectativa é de casa cheia no dia 12 de junho e crescimento dos negócios em até 30% em comparação com o ano passado. Neste trabalho de prospecção dos clientes, a internet tem sido aliada fundamental para os estabelecimentos.
No Premier Parc Hotel, a procura antecipada esgotou as reservas para o dia 12. “Estamos com 95% de ocupação e muito animados com a data, já que há cinco anos investimos em oferecer um atendimento diferenciado para os casais com a realização de buffet especial, música ao vivo, pacotes promocionais. A resposta sempre foi muito positiva, e acredito que este ano não será diferente”, avalia a diretora de marketing Paula Falce. Segundo ela, o trabalho realizado nas redes sociais, que inclui promoção exclusiva para os namorados, contribuiu para os resultados alcançados pelo hotel. “A divulgação nas redes é fundamental para o sucesso que temos obtido anualmente, pois a resposta é imediata. Além de criar a chance do prêmio ao público, informamos sobre as ofertas existentes.”
No último ano, o restaurante Vaporetto também intensificou as ações de marketing nas redes sociais. “Ampliamos esse trabalho direcionando as ações conforme o perfil do nosso público. A receptividade tem sido muito boa, e as nossas expectativas para o dia 12 são as melhores possíveis”, afirma a diretora administrativa Carolina Campos. Para a noite dos namorados, o estabelecimento criou um cardápio especial com preços promocionais e irá investir numa decoração diferenciada. Todas as informações são postadas nas redes sociais e acompanhadas pelos quase 30 mil seguidores. Na quarta-feira (7), o local já estava próximo de ter todas as mesas reservadas. “É uma data de muito movimento, e estamos esperando que o retorno seja melhor do que o ano passado. A nossa estimativa é de crescimento de 25%.”
O coordenador-executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRB), Rogério Barros, explica que o Dia dos Namorados está entre as melhores datas para os segmentos. “É quando vemos a maior movimentação. As comemorações começam cedo com almoço e seguem à noite com jantares e o pernoite no hotel. A demanda nos estabelecimentos aumenta até 60% em relação aos dias comuns”, diz. “Estamos mais otimistas este ano por conta de ser véspera de feriado e começarmos a perceber uma reação positiva do mercado, mesmo que pequena, em relação à crise econômica.”
Flores pela internet
Na floricultura Floresce.com, a informação é que o whatsapp não parou de apitar nos últimos dias com os pedidos dos clientes para a encomenda de flores. “As rosas vermelhas continuam sendo as mais procuradas”, informa a sócia gerente Eleoni Kopke. A demanda também é feita pelo site da empresa que recebe demandas de todo o país. “A internet é fundamental no nosso trabalho, é por meio dela que fazemos o atendimento antecipado. A movimentação na loja física costuma acontecer na véspera ou na data.” Também otimista com as vendas do Dia dos Namorados, ela conta que ampliou os estoques este ano. “Esperamos crescimento de 30% em relação ao ano passado.” Para incentivar os consumidores, a loja fez promoções e reduziu o preço das entregas para os bairros mais próximos. “Ao lado do Dia das Mães, esta é uma ótima data para o nosso segmento, por isso, investimos em divulgação e ofertas.”