De boia-fria a empresário:o caminho das vendas por David Portes
O boia-fria e cortador de cana, aos 28 anos ele tinha o sonho de uma vida melhor. Casado e prestes a ser pai, decidiu sair de Campos dos Goytacazes (RJ) para a capital do estado, com uma promessa de emprego e muitos sonhos a realizar. Morava em uma comunidade e trabalhava como motorista em uma empresa que faliu. Com o acerto da rescisão trabalhista, comprou linguiça para vender de porta em porta. Nos domingos, oferecia amendoim torrado no trem. Um dia, cansado da labuta, esqueceu o fogareiro aceso, que acabou queimando um segurança da estação. Para não apanhar, jogou-se contra a porta da locomotiva, quebrou os braços e não conseguiu mais vender nada.
Sem dinheiro para pagar o aluguel do quartinho na Rocinha, foi despejado e passou a viver nas ruas, mais precisamente na calçada da Avenida Presidente Wilson, no Centro. A mulher, grávida, sentia dores, e ele não tinha dinheiro sequer para os alimentar, quanto mais para comprar um analgésico. Sensível à situação, um homem lhe deu R$ 12. Enquanto seguia para a farmácia, desviou a rota e gastou todo o dinheiro em doces. Quando viu as mariolas e as bananadas na mão do marido, a grávida, deitada no papelão, chorou. “Isso aqui vai mudar todo o nosso destino, vou tirar você e o meu filho do relento”, prometeu.
O empresário David Portes, palestrante de temas sobre motivação, empreendedorismo, liderança, marketing e vendas, é presença confirmada na 2ª Conferência Contábil de Juiz de Fora e Região, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, no Independência Trade Hotel, em Juiz de Fora. No evento de abertura, David vai contar sua história de superação e paixão pela vendas. “Naquele momento, em que não comprei o comprimido, mas doces, achei que Deus estava me dando uma oportunidade. Assumi um risco grande, mas empreendedor é assim: tem que ter atitude e ousadia”, justificou.
O ex-camelô se destacou nas ruas do Centro carioca pela simpatia e pelas irreverentes estratégias de marketing criadas e colocadas em prática, como colocar tapete vermelho para os clientes passarem, sortear brindes, como televisão e bicicletas, usar orelhão para receber pedido de clientes e improvisar um drive-thru em plena calçada, com o uso de guarda-sol. As ações de um intuitivo “street marketing” o fizeram alavancar as vendas de sua banca de doces, que reunia mais de 300 itens e fidelizava, segundo ele, mais de cinco mil clientes. Isso na década de 1980.
Venda é a grande paixão
Embora ainda não soubesse vender, foi fatiando linguiça de porta em porta que ele aprendeu a gostar do ofício.”Achava que venda era coisa fácil, mas não é.” Venda é conhecimento sobre o produto que está sendo oferecido e o que o cliente pode pagar, explica. Conhecer o consumidor, ter paciência, gostar de lidar com gente e “não vender gato por lebre” é importante, mas, para ele, carisma é fundamental. Em suas palestras, David utiliza-se do método denominado “poder e clareza” para incentivar as pessoas a enfrentarem suas limitações pessoais e profissionais, mostrando que é possível superá-las com atitude e perseverança. “Só na necessidade comecei a desenvolver a capacidade de criar, reinventar e inovar.” E para quem está na área, o ex-camelô dá a dica valiosa: “nunca subestime um cliente e nunca o engane. Deus perdoa, mas o cliente, não.”
Na conferência, David ministra a palestra “O segredo do sucesso – tirando o ‘s’ da crise” no dia 10, às 20h, no auditório 1 do Independência Trade. O evento, promovido pelo Núcleo de Contadores e Consultores de Juiz de Fora (Sinercon), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MG), reúne 13 palestras e dois painéis, totalmente gratuitos, além de uma feira de negócios. Os interessado devem se inscrever pelo site oficial do evento: www.conferenciacontabil.com.br, em que está disponível a programação completa. As inscrições, gratuitas, estão abertas, e as vagas são limitadas.