Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Setores apostam em aumento de até 40% da demanda

Bares, restaurantes, hotéis e motéis estão otimistas com a data, que promete melhorar os resultados do semestre

Por Gracielle Nocelli

07/06/2019 às 19h31

Celebrado na próxima quarta-feira (12), o Dia dos Namorados promete movimentar os setores de gastronomia e hospedagem de Juiz de Fora. A expectativa é que bares, restaurantes, hotéis e motéis apresentem crescimento de até 40% da demanda em comparação com os dias comuns. Dentre os motivos para a projeção estão o apelo emocional da data e o fato dela coincidir com a véspera do feriado municipal de 13 de junho, quando se celebra o Dia de Santo Antônio. Assim, os estabelecimentos esperam conquistar o fôlego necessário para fechar este primeiro semestre, que vem demonstrando resultados aquém do esperado.

Com a economia ainda sem esboçar reações de melhora, os setores de gastronomia e hospedagem têm se virado para fechar as contas, conforme relata o coordenador executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares, Rogério Barros. “A situação do desemprego ainda assombra os consumidores, que tendem a gastar menos com alimentação fora de casa e lazer”, pontua. “Já os hotéis sofrem com a redução na realização de eventos. Juiz de Fora tem o turismo de negócios como principal vocação, mas a situação econômica interfere diretamente neste segmento.”

Neste contexto, Rogério diz que as datas comemorativas e os eventos de menor porte assumem importância de destaque. “São oportunidades para os setores conquistarem fôlego e manterem as atividades. Nós tivemos, recentemente, o concurso Comida di Buteco que movimentou vários estabelecimentos. Já as formaturas, os casamentos e festas aumentam a demanda da rede hoteleira.” Para ele, o Dia dos Namorados é mais um momento que pode gerar retorno positivo e, por isso, os setores estão atentos para atrair o público.

Bares e restaurantes anunciam cardápios especiais, decoração intimista e cortesias. A Chimarron Churrascaria ampliou a equipe de atendimento e produção dos pratos para atender o aumento da demanda na data. “O Dia dos Namorados gera um grande movimento no segmento gastronômico. É bom para o mercado, pois aumenta a circulação econômica, e para o público, que pode sair da rotina com uma comemoração especial”, declarou por meio da assessoria. ” Prevemos aumento de cerca de 30% em relação a um dia de semana normal.”

O conteúdo continua após o anúncio

O gerente da Churrasqueira São Mateus, Daniel Rezende, afirma que está otimista. “O Dia dos Namorados é um dos momentos mais importantes pra gente e, este ano, não será diferente. Esperamos casa cheia nas nossas duas unidades. Para celebrar, vamos preparar uma decoração especial para criar um clima romântico e aconchegante, e deixar os clientes bem à vontade para saborear nossos pratos.”

Hospedagem

Hotéis e motéis também esperam alcançar bons resultados com a data. Na rede hoteleira, os preparativos incluem pacotes promocionais diversificados. “Alguns locais estão fazendo campanhas na internet para atrair o público”, destaca Rogério. O Premier Parc Hotel e o Ritz Plaza Hotel, por exemplo, estão realizando sorteios para os casais nas redes sociais. O Trade Hotel criou um buffet comemorativo especial. Além do jantar romântico com música, os pacotes incluem suítes decoradas com pétalas de rosas e café da manhã. Já a rede Victory oferece diferentes opções com direito a flores, chocolates, espumantes e jantar.

De acordo com Rogério, a rede hoteleira, que vem enfrentando momentos difíceis nos últimos anos. “Por conta da crise, os hotéis têm mantido as tarifas com os mesmos valores desde 2013. Neste tempo, tivemos o fechamento de estabelecimentos tradicionais e redução dos empregos”, relata. “Neste primeiro semestre, a situação não melhorou do ponto de vista que gostaríamos, mas não contabilizamos perdas. O Dia dos Namorados vem como mais uma alternativa para conquistar o fôlego necessário para seguir a caminhada enquanto a economia ainda está em compasso de espera.”

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia