Lojas contratam para a Páscoa


Por Tribuna

07/02/2013 às 07h00

Estamos às vésperas do carnaval, mas as empresas e lojas especializadas em produtos relacionados à Páscoa estão a todo vapor e já contratam trabalhadores temporários para atender a demanda. De acordo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) devem ser criadas 73 mil vagas até o final de março. Na Chocolates Kayambá, que produz ovos de Páscoa há 25 anos, os contratados já estão trabalhando. São nove novatos que estão em nossa linha de produção. Normalmente, temos 15 funcionários, afirma Rubens Kayambá, proprietário da empresa.

A expectativa do empresário é repetir as vendas do ano passado. Nós queremos manter as duas toneladas de chocolates vendidas em 2012, mas com a produção dos ovos trufados e recheados com brinquedos, que possuem maior valor agregado, acreditamos que nosso lucro deve aumentar em 25%, diz. A cozinheira Cristiane Fernandes, que há 11 anos trabalha como temporária, acredita que esse ano poderá ser efetivada. Já tenho bastante experiência no ramo. Acho que posso ser contratada dessa vez.

Responsável por duas lojas da Grenoble Chocolates Finos na cidade, a empresária Cristina Ayub Lopes planeja realizar até seis contratações em caráter temporário. Já estamos analisando currículos para contratar depois do carnaval. Inicialmente, pensamos em colocar dois ou três funcionários para cada uma das lojas, afirma.

A Cacau Show, empresa do ramo de chocolates, vai abrir 3.900 vagas temporárias em todo Brasil, sendo 420 em Minas Gerais. Em Juiz de Fora, serão, no mínimo, seis vagas.Já temos cinco pessoas em treinamento, mas a tendência é venham mais candidatos. Um funcionário por loja não é o suficiente. Todo ano nós aumentamos os pedidos para a fábrica em 10%, e nunca é o bastante. No ano passado, tivemos que fechar as portas para conseguir controlar a entrada de clientes. Eles fizeram uma fila do lado de fora e esperaram para comprar, diz a gerente da loja da empresa no Mister Shopping, Alessandra Machado Barbosa.

O Sindicato do Comércio (Sindicomércio-JF) ainda não realizou pesquisa sobre a demanda do setor, mas segundo o presidente da entidade, Emerson Beloti, historicamente é uma época de aumento nas vendas desse comércio segmentado e existem muitas contratações temporárias.