Leite quase 20% mais caro que em 2012
Os consumidores de leite tipo C, o tradicional leite de saquinho, estão pagando mais caro pelo produto nas últimas semanas. Dados da pesquisa semanal realizada pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), que faz o levantamento do preço do leite em 53 padarias da cidade no intuito de informar a população sobre as variações de preço e servir de base para firmação de contratos entre laticínios e produtores, mostram que, em relação à semana anterior, a bebida apresentou variação de 5,39%, sendo encontrada nos estabelecimentos por R$ 2,152 em média. Já no comparativo com igual período em 2012, o aumento chega a 19,89%. O juiz-forano também precisa desembolsar mais se optar pelo leite longa vida. O preço médio do produto na cidade esta semana, segundo o Guia do Consumidor, elaborado também pela SAA, é de R$ 2,28, 5,5% a mais que os R$ 2,16 registrados há duas semanas.
Conforme explica o coordenador de pesquisa da SAA, Júlio Alvarenga, esta variação configura o atual cenário do setor na cidade: a carência de leite no mercado devido à pequena oferta do produto. "A elevação dos preços nesta época do ano é comum por conta do período da seca, que interfere na qualidade dos pastos. Isso aliado ao aumento do custo da base da ração – soja e milho – e ao grande número de produtores que deixaram de investir no ramo, fez com que os laticínios passassem a ficar sem estoque, o que não ocorria antigamente. O preço do leite vinha se mantendo estável desde setembro de 2011, e passou a apresentar aumento nas últimas seis semanas", comenta Alvarenga. Ele ressalta, ainda, que não acredita que o preço vá baixar, ao menos, por enquanto. "A tendência é que ele fique estável daqui a duas ou três semanas. Se continuar a subir, vai parar de vender."
Os donos de padarias da cidade ainda não sentiram nas vendas os reflexos do aumento. "Para se ter uma ideia, alteramos o preço hoje (sexta-feira). Com isso, o leite tipo A está sendo vendido a R$ 2,80 e o tipo C a R$ 2,40. Não está diminuindo e nem aumentando as vendas, mesmo porquê há um aumento no consumo nesta época do ano", comenta a proprietária da Padaria Milk Pão, Laudiene Clemente. O dono da Padaria Brasil, Thiago Moreira, diz que, por enquanto, a alta específica do leite não refletiu no preço de outros produtos. "O aumento sozinho não faz tanta diferença, pois outros itens variam de valor. Outra coisa que compensa é que durante o inverno o consumo de leite sobe."
"O leite é um produto muito barato, porém sua manutenção e produção é cara", destaca o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Lima. Ele explica que é comum subir de R$ 0,10 a R$ 0,20 durante o inverno, quando há queda na produção. "O retorno financeiro perto do que o produtor gasta para manter a produção é quase um massacre. A renda no final do mês não cobre os custos."










