Poupança tem pior agosto desde 2006


Por Tribuna

05/09/2014 às 06h00

Brasília (ABr) – Os depósitos de dinheiro da caderneta de poupança superaram as retiradas em R$ 518 milhões em agosto, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central (BC). Trata-se do pior resultado desde agosto de 2006, quando saques superaram os depósitos e a captação ficou negativa em R$ 280,5 milhões.

No mês passado, os saques somaram R$ 135,05 bilhões e os depósitos, R$ 135,5 bilhões. Foram creditados R$ 3,6 trilhões de rendimentos, e o saldo dos depósitos em poupança alcançou R$ 638,4 bilhões, dos quais R$ 499,4 bilhões são do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e R$ 138,9 bilhões da poupança rural.

De janeiro a abril deste ano, a captação líquida chegou a R$ 14,1 bilhões, contra R$ 42,2 bilhões em igual período do ano passado. Pela regra atual, quando a taxa Selic – a taxa básica de juros da economia – está maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a Taxa Referencial (TR), que é variável. Quando os juros básicos da economia estão iguais ou inferiores a 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da taxa Selic mais a TR.