Ícone do site Tribuna de Minas

Hora de se preparar para o IR

58961ed52a1ab

58961ed52a1ab

PUBLICIDADE

Dá trabalho, mas quem consegue reunir com antecedência a documentação necessária para a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017, ano-calendário 2016, conta com mais tempo para fazer as retificações, se necessárias, e recebe a restituição mais cedo. O prazo de acerto de contas com o Leão começa no dia 2 de março, mas a preparação já pode ter início. Dentre tantas obrigações financeiras típicas neste início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolares, o Imposto de Renda chega para engrossar a lista. O prazo vence em 28 de abril.

 

PUBLICIDADE

Balanço divulgado pela Receita Federal do Brasil aponta que 283.925 declarações foram recebidas, inclusive as retificadoras, na jurisdição de Juiz de Fora em 2016. O número de restituições é de 125.538, no valor aproximado de R$ 125,6 milhões. A Receita lembra que os lotes são multiexercícios e contemplam os últimos cinco anos. UM total de 7.550 declarações estão em malha residual. O balanço refere-se ao dado mais atual, coletado em 29 de janeiro.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi, deixar a análise das despesas que serão incluídas na declaração para a última hora não é a melhor opção, pois, quanto menos tempo o contribuinte tiver para checar os comprovantes, maior será a probabilidade de erros. Uma das consequência pode ser a inclusão do nome na lista de verificação de inconsistências (malha fina) apuradas. “É sempre melhor, além de mais prudente, iniciar as verificações para a declaração com antecedência e, sempre que possível, com a assessoria de um profissional especializado que orientará o contribuinte de forma correta sobre o preenchimento do documento.”

Uma boa notícia é que os contribuintes que já utilizaram o aplicativo “rascunho” durante o ano passado poderão, agora, através de uma palavra-chave (senha) criada pelo próprio usuário, migrar os dados do documento para o IR 2017, reduzindo a incidência de erros e facilitando a ação.

PUBLICIDADE

Conforme Arrighi, os contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda pela primeira vez devem ter cuidado redobrado, pois dúvidas sobre o preenchimento do documento surgirão e erros simples, como digitar um ponto, ao invés de vírgula, podem levar a inconsistências. “Por fim, é válido lembrar que, quanto mais rápida é realizada a entrega da declaração, desde que esta não apresente inconsistências, mais rápida também será a restituição do IR.”

CPF
Para os contribuintes que possuem dependentes com 12 anos ou mais, uma dica é já ir providenciando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de cada um deles. Isto porque a Receita Federal editou instrução normativa reduzindo a idade em que a informação do CPF do dependente é obrigatória, até então era 14 anos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile