BP anuncia maior descoberta de petróleo e gás dos últimos 25 anos na costa brasileira

Reservatório identificado na Bacia de Santos tem 500 metros de coluna de hidrocarbonetos em área de mais de 300 km²


Por Agência Estado

04/08/2025 às 10h54

A petrolífera britânica BP anunciou, nesta segunda-feira (4), a descoberta de um grande reservatório de petróleo e gás na costa do Brasil, considerado o maior identificado pela empresa nos últimos 25 anos. A descoberta foi feita no Campo de Bumerangue, localizado na Bacia de Santos, a cerca de 404 quilômetros do Rio de Janeiro, e ocupa uma área superior a 300 quilômetros quadrados.

Segundo comunicado da companhia, o poço perfurado revelou uma coluna de hidrocarbonetos bruta estimada em 500 metros, situada em um reservatório carbonático do pré-sal de alta qualidade. A estrutura foi identificada a aproximadamente 500 metros abaixo do topo da formação geológica.

A BP informou que análises realizadas no local indicaram níveis elevados de dióxido de carbono, e que novas avaliações laboratoriais serão conduzidas para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos presentes, com o objetivo de dimensionar o potencial do bloco.

A empresa possui 100% de participação no bloco, operado em parceria com a Pré-Sal Petróleo S.A., e arrematado em dezembro do último ano. A descoberta ocorre na véspera da divulgação dos resultados financeiros da companhia referentes ao segundo trimestre, prevista para esta terça-feira (5).

Após o anúncio, as ações da BP registraram alta de 1,54% na Bolsa de Valores de Londres.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Tópicos: petróleo / pré-sal

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.