Juiz de Fora é a terceira cidade do estado com maior número de padarias
Para aumentar a competitividade desses empreendimentos, o Sebrae Minas lança o programa Prepara Padaria com soluções e ferramentas gerenciais voltadas para o setor; Minas Gerais concentra 34 mil negócios
Juiz de Fora é a terceira cidade do estado com maior número de empresas no setor de panificação, com 1.284 pequenos negócios atuando no segmento. Já Minas Gerais se destaca como o segundo estado do país com maior número de padarias e confeitarias, de acordo com levantamento do Sebrae Minas. Para aumentar a competitividade desses empreendimentos, o Sebrae Minas lançou o programa Prepara Padaria, oferecendo soluções e ferramentas gerenciais específicas para o setor.
O estado de Minas Gerais tem cerca de 34 mil padarias e confeitarias, ficando atrás apenas de São Paulo. Entre janeiro e maio deste ano, foram abertas 2.615 novas empresas de panificação em Minas, reforçando a importância de iniciativas que visem a melhoria dos processos gerenciais e a ampliação das oportunidades de crescimento no mercado.
No programa Prepara Padaria, os empreendedores se cadastram e têm acesso a conteúdos direcionados, consultorias personalizadas, cursos, oficinas, orientações técnicas e ações de mercado. As temáticas abordadas incluem organização financeira, formação de preço, liderança, inovação, rotulagem de alimentos, eficiência energética, prevenção de perdas e consultorias com chefs para a criação de novos produtos.
A analista do Sebrae Minas, Simone Lopes, explica: “Desenvolvemos um programa com soluções específicas para que os donos de padarias e confeitarias se adaptem aos novos perfis de consumidores, que buscam experiências, conveniência, mix diversificado, atendimento rápido, qualidade e comodidade, seja no canal físico ou digital. Nosso objetivo é facilitar o acesso às informações contribuindo para o crescimento do faturamento, melhoria dos processos e sustentabilidade das empresas do setor”.
Além das soluções gerenciais, o Prepara Padaria também oferece informações de mercado, estratégias promocionais, marketing digital, oficinas de food styling, fotografia de alimentos e produção de vídeos para redes sociais. As empresas participantes podem ainda ser convidadas para Rodadas de Negócios, para comprar produtos com preços mais acessíveis de grandes empresas fornecedoras, e também de concursos e festivais gastronômicos.
Dados da Receita Federal indicam que 99% das padarias e confeitarias formalizadas em Minas Gerais são pequenos negócios, responsáveis por mais de 52 mil postos de trabalho no estado. Além de Juiz de Fora, outras cidades com grande número de empresas no setor incluem Belo Horizonte (4.754 negócios), Uberlândia (1.346), Contagem (1.234), Betim (715) e Montes Claros (715).
*Estagiária sob supervisão da editora Júlia Pessôa.