Caixa eletrônico sem nota de R$ 5
A constante falta de notas de R$ 2 e R$ 5 em terminais de autoatendimento de diversos bancos têm dificultado o saque de determinadas quantias disponíveis nas contas dos consumidores juiz-foranos. Quem precisa retirar pequenas somas, valores quebrados ou até mesmo todo o dinheiro de uma conta-salário tem que optar entre sacar mais ou menos do que necessita ou enfrentar a fila do caixa para atendimento presencial. A Tribuna percorreu agências de cinco instituições financeiras que atuam na cidade e em apenas uma há oferta de notas de R$ 2 para retirada eletrônica.
Embora não haja ferramenta legal que obrigue bancos a oferecerem tal serviço, disponibilizar notas de baixo valor poderia ajudar a reduzir a demanda pelo atendimento presencial e, consequentemente, as filas, como aponta a estudante Marcela Pyles. Às vezes, preciso de um trocado para usar no comércio e preciso enfrentar fila. Se tivesse nota de menor valor no caixa eletrônico, ajudaria bastante. O aposentado José Alfredo de Oliveira, 74, concorda. Não tenho como sacar um valor menor rapidamente. A dona de casa Terezinha Pinho, 54, também sente falta das notas menores. Não tem como retirar valores quebrados.
Para o Sindicato dos Bancários, a falta de oferta é uma medida administrativa dos bancos para reduzir a quantidade de movimentação de reabastecimento dos caixas. Assim, demanda-se um número menor de funcionários para manusear o dinheiro, explica o diretor da entidade Yvens Moreira da Silva. Visando a uma questão financeira, o banco não disponibiliza esse benefício ao usuário de forma confortável e tranquila, e o obriga a ir para a fila, para incomodá-lo mesmo. Isso sobrecarrega os funcionários e estressa o cliente, completa.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a composição do abastecimento de cédulas nos caixas eletrônicos é determinada por cada instituição financeira, individualmente. Atualmente, não existe nenhuma regulamentação sobre este tema. Os bancos também costumam distribuir as notas de acordo com a demanda registrada nas agências.









