Queixas sobre oferta inadequada de bancos
A oferta ou prestação de informação inadequada sobre produtos e serviços bancários foi a principal reclamação de clientes no Banco Central (BC) em abril. Foram contabilizadas 356 queixas sobre o assunto. Em segundo lugar, o órgão computou irregularidades sobre integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, totalizando 304 registros. Na sequência aparece débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 295 queixas. No total, foram 2.931 reclamações, 10,9% a menos do que em março, que chegou a 3.289.
Insatisfações com produtos e serviços oferecidos pelos bancos podem ser registradas no BC. O órgão recomenda que a reclamação seja anotada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira. Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda procurar a ouvidoria do banco, que tem prazo de até 15 dias para responder. Eles também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.