Proteste dá dicas sobre como melhorar o sinal de internet
Aumento do uso da rede durante isolamento pode gerar congestionamento; consumidor deve ficar atento à oferta do serviço
Com o aumento do uso da internet em casa por conta do isolamento social, considerado a principal medida de combate à Covid-19, muitos usuários têm passado dificuldades com lentidão e falhas de sinal. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) reuniu dicas sobre como solucionar o problema.
O primeiro passo é testar a velocidade da internet. Isto pode ser feito por meio de aplicativos ou pelo próprio site da Proteste (https://conectaja.proteste.org.br/teste-de-velocidade). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que as prestadoras de serviços garantam, em média, 80% da velocidade contratada. Caso a oferta esteja abaixo de 40%, o consumidor deverá acionar os órgãos de defesa.
Para alcançar uma melhor qualidade do sinal, o especialista da Proteste, Thiago Porto, orienta que o roteador ou modem seja instalado em uma área central da casa. “Outro ponto importante é optar por um lugar alto, pois as ondas eletromagnéticas irradiam de frente para baixo.” O uso de um repetidor de sinal também contribui para eliminar irregularidades.
Outra alternativa é alterar o canal de conexão. Thiago explica que as empresas quando realizam a instalação da banda larga, muitas vezes, utilizam o mesmo canal em que há vários dispositivos instalados, o que pode gerar uma sobrecarga. “Há aplicativos que identificam o canal utilizado e indicam qual seria o melhor para ter menos tráfego.”
Além disso, com todos conectados em casa ao mesmo tempo, algumas medidas podem ajudar a não congestionar a rede, como, por exemplo, baixar filmes e séries fora do horário de pico para assisti-los depois. O mesmo pode ser feito com audibooks e playlist de músicas. Outra dica é desativar a reprodução automática de vídeos das redes sociais.
Registro na Anatel
Se o serviço contratado não estiver sendo oferecido, o consumidor pode registrar a reclamação diretamente no site da Anatel (www.anatel.gov.br/consumidor). Após o relato do problema, a prestadora de serviços tem até dez dias corridos para solucioná-lo.