Brasileiros estão entre os mais fiéis às marcas


Por Tribuna

08/01/2017 às 03h00

Os brasileiros aparecem em segundo lugar no ranking entre os consumidores que mais se fidelizam a marcas e empresas, de acordo com o estudo global feito pela empresa de consultoria Affinion em parceria com a Oxford Brookes University. A pesquisa “O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento” mostrou que a Turquia é o local em que as relações de consumo são mais fiéis, em seguida está o Brasil e, em terceiro lugar, os Estados Unidos. Já a Noruega é onde há o índice mais baixo de fidelização.

Segundo o estudo, a fidelização torna o consumidor propenso a gastar mais com uma marca e a recomendá-la para a família e amigos. A primeira etapa do processo de fidelização se refere ao interesse pela empresa e o que ela oferece. No segundo momento, é avaliada a experiência como, por exemplo, o suporte oferecido quando há problemas, a facilidade em fazer negócios e a entrega do produto/serviço ofertado. A terceira fase consiste na avaliação da confiança que o cliente tem na empresa. Por último, há a fase da imersão, quando o consumidor se identifica com a proposta da marca.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.