Brasileiros confiam em compras on-line


Por Tribuna

06/09/2015 às 07h00

Oito em cada dez brasileiros consideram “seguras” compras realizadas pela internet. O dado foi divulgado com base na nova pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a respeito do consumo virtual no Brasil. Embora o grau de segurança seja alto, as pessoas ouvidas demonstram preocupação com seus dados pessoais e com os sites que visitam: 58% disseram evitar cadastrar o cartão de crédito para compras futuras; 54% alegam só comprar em sites conhecidos ou indicados; 53% realizam a compra em um site que tenha um sistema de pagamento certificado e 45% fazem a compra em sites que não possuem reclamações nas redes sociais ou em portais como o “Reclame Aqui”.

A pesquisa também mostrou que 31% dos entrevistados desconfiam de preços muito baixos e de grandes promoções. Entre os itens mais comprados figuram roupas, eletroeletrônicos, calçados, acessórios e livros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.