‘No escurinho do cinema’ homenageia o cineasta Quentin Tarantino

Nesta sexta-feira, evento será realizado na varanda da Autoria Casa de Cultura, a partir da 19h


Por Tribuna

31/03/2023 às 08h14

quentin tarantino blog de hollywood scaled 1
Quentin Tarantino completou 60 anos e é considerado um dos diretores mais proeminentes de Hollywood (Foto: Divulgação)

Quentin Tarantino, um dos nomes mais conceituados do cinema contemporâneo, completou 60 anos, na última segunda-feira (27). Claro que o aniversário do cineasta não vai passar em branco em terras juiz-foranas. Nesta sexta-feira (31), na varanda da Autoria Casa de Cultura, a partir da 19h, será realizada a primeira edição do evento “No escurinho do cinema”, e a homenagem será para o diretor de “Pulp Fiction”.

O evento será conduzido pela jornalista Priscilla Thevenet e pelo professor Wagner Lacerda. A ideia é abordar filmes, referências, trazer curiosidades sobre a sétima arte e muita troca entre os participantes. A entrada é gratuita. A Autoria fica na Rua Batista de Oliveira, 931, no 2º andar, Centro.

Sucesso de crítica e de público

Quentin Tarantino é conhecido por ser o diretor de filmes como “Kill Bill”, “Pulp Fiction” e “Bastardos Inglórios”. Antes de deixar sua marca no cinema mundial, ele trabalhou em uma uma videolocadora. Inclusive, o próprio Tarantino acredita que grande parte de sua criatividade deve-se ao fato de ter tido acesso a diversos filmes em seu trabalho, que lhe serviram de inspiração.

Sua carreira começou com pontas em diversos filmes e também fazendo o Curso de Direção do Sundance Institute. Chegou a atuar em diversas séries da TV americana e escrever roteiros que se transformaram em sucessos em Hollywood, como os de “Amor à Queima-Roupa” (1993), de Tony Scott, e “Assassinos Por Natureza” (1994), de Oliver Stone.

Como diretor, estreou na direção com uma produção independente, “Cães de Aluguel” (1992). Depois, dirigiu seu maior sucesso até o momento, “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994), que ressuscitou a carreira de John Travolta, deu novo impulso para Samuel L. Jackson e Uma Thurman e ainda rendeu a Tarantino sua primeira indicação ao Oscar, como melhor diretor. Além disso, levou para casa a estatueta de melhor roteiro original.

Tarantino é conhecido por seu estilo ágil e filmes de conteúdo violento e se tornou um dos diretores mais proeminentes de Hollywood, lançando várias produções de sucesso, tanto de crítica quanto de público. Ao todo, ele conquistou oito indicações ao Oscar, ganhando duas vezes como roteirista por “Pulp Fiction” e “Django Livre”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.