16ª edição do Festival Nepopó começa nesta quinta

Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno terá 25 espetáculos teatrais e entrada gratuita


Por Tribuna

29/05/2024 às 06h00

Espetaculo Pelos Cantos Divulgacao
Propósito do festival é democratizar o acesso à cultura com espetáculos gratuitos, além de fortalecer o turismo de eventos e promover um intercâmbio cultural (Fotos: Divulgação)

Começa nesta quinta-feira (30) e segue até domingo (2), durante o feriado prolongado de Corpus Christi, o Nepopó, o Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno. Ao longo desses quatro dias,a cidade será palco de espetáculos nas categorias alternativo, drama, comédia, infantil e teatro de rua, todos com entrada gratuita. Em sua 16ª edição, o festival, organizado pelo Grupo de Teatro Amador (Gruta) e Cia. Novos Horizontes, em 2024, surpreende pelos números: foram selecionadas 25 peças dentre 55 inscrições. A expectativa é de que, nesta edição, o Nepopó receba mais de 200 artistas. 

Os grupos participantes vêm de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Distrito Federal e Amazonas. Os espetáculos concorrem a 61 troféus, decididos pelo júri do festival. Um destaque é a presença do Júri Mirim, formado por crianças, que julgam os espetáculos da categoria Infantil nas modalidades de melhor atriz, melhor ator, melhor cenário e melhor espetáculo. Além de troféus, essa comissão julgadora premia com cestas de chocolate. 

A cada ano, a organização escolhe uma pessoa ligada ao teatro da cidade que contribui para o desenvolvimento do festival, para emprestar seu nome ao troféu. Este ano, o homenageado é o ator, professor e diretor de teatro Everson Rezende, que atuou em todas as edições do Nepopó e é um dos maiores incentivadores da cultura na cidade. “O Nepopó vem crescendo ao longo dessas edições e não seria completo, nem justo, se não prestássemos homenagem às pessoas que torcem e contribuem com o desenvolvimento do festival. O Everson sempre esteve presente desde o início e fala alto quando o assunto é cultura”, explica Marcus Martins, coordenador de comunicação e produtor executivo, por meio de nota à imprensa. 

O principal propósito do festival é democratizar o acesso à cultura, por meio de espetáculos gratuitos realizados em diferentes pontos da cidade, além de fortalecer o turismo de eventos e promover um intercâmbio cultural. A programação completa do festival pode ser obtida no site no festival.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.