O mineiro, o queijo e a polêmica
Após ser exibido nos cinemas de todo o Brasil, o documentário O mineiro e o queijo, de Helvécio Ratton, chega ao mercado, em DVD. No filme, o diretor abraça a iniciativa da ONG SertãoBras, ao defender o direito de os produtores de queijos artesanais venderem sua produção para outros estados. O cineasta mostra a tradição de quase 300 anos do verdadeiro queijo minas e investiga a estranha situação de um produto tão tradicional, mas impedido de ser comercializado fora de Minas, de acordo com norma do Ministério da Cultura.
O documentário, um longa-metragem de 72 minutos, explora as belas paisagens da Serra da Canastra, da região do Serro e do Alto Paranaíba, onde foram colhidos depoimentos de produtores. Técnicos, estudiosos e autoridades governamentais também são ouvidos, defendendo a liberação do comércio do queijo em todo o país, além de maior incentivo a estes pequenos produtores, que sofrem com a concorrência desleal dos grandes laticínios industriais.
No filme, os produtores abrem as portas de suas fazendas para mostrar a tradição passada de pai para filho. O DVD traz conteúdos que não foram exibidos no cinema. Em um dos extras, a produtora de queijo Romilda, da Serra da Canastra, ensina a fazer seu tradicional pão de queijo. O documentário conta como a técnica de produção artesanal de queijo, feito a partir do leite cru, como os melhores da Europa, chegou a Minas, no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado.
Helvécio Ratton é mineiro e estreou na direção filmando no hospício de Barbacena o documentário Em nome da razão, em 1980. Dirigiu também A dança dos bonecos, em 1986, e Menino Maluquinho, de 1995.









