III Esquenta prepara 5ª edição da Semana Rainbow

O evento, a ser realizado nesta segunda-feira, recebe a drag queen Dillah Dilluz, os artistas OCRIOULO e Crraudio, além de exibir peça de Fábia Mirassos


Por Gabriel Ferreira Borges

28/06/2021 às 17h50

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançará, nesta segunda-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a V Semana Rainbow. O III Esquenta Rainbow apresentará, em meio a atividades artísticas e culturais, a temática do evento, cuja programação acontecerá entre 9 e 15 de agosto. A largada será às 20h, de forma remota, no Facebook, no Instagram e no YouTube da Semana Rainbow. A iniciativa, em vias de deflagrar a quinta edição, nasceu do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQIA+: Semana Rainbow”, a fim de propor pautas como identidades de gênero, orientações sexuais e respeito à diversidade. Assim como a edição anterior, a programação será virtual.

A V Semana Rainbow, explica a coordenadora Mariana Costa Neves, terá como mote a pergunta “qual o seu orgulho?”. Embora o evento seja remoto, a ideia é justamente aproximar as pessoas, já que é a segunda edição da Semana a ser realizada de forma virtual. “Solicitamos a algumas pessoas que se cadastrassem e enviassem alguns vídeos com depoimentos falando do que se orgulha. Não queremos um evento distante, por mais que a gente esteja na pandemia. Sentimos a necessidade de as pessoas estarem próximas. Todos estão com a necessidade de serem vistos e ouvidos”, detalha a professora do Departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas da UFJF. A exibição dos depoimentos será a primeira atividade da programação do Esquenta.

Até 2020 coordenador da Semana Rainbow, o secretário de Turismo de Juiz de Fora, Marcelo do Carmo, estará presente no Esquenta Rainbow. Marcelo é, agora, vice-coordenador. Ele destaca que o evento de logo mais será uma celebração. “A gente está vivendo um tempo muito difícil. Temos 365 dias para discutir os nossos problemas, mas a data de hoje é de comemoração. Então, faremos isso, um programa feliz, para cima, festivo. O discurso está lá. O debate é obviamente intrínseco, mas optamos por celebrar. Já temos motivos demais para sofrer e chorar.”

Após os depoimentos, o Esquenta terá o Momento DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, parceiro da Semana Rainbow. A drag queen Dillah Dilluz, cuja vida foi registrada no curta-metragem “Do lado Dillah” (2018), de Washington Calegari, estará presente. Em seguida, será exibida a peça “Porco-espinho”, de Fábia Mirassos. Por fim, OCRIOULO e Crraudio farão uma apresentação para fechar o esquenta. O repertório, inclusive, deve reunir autorais no novo álbum d’OCRIOULO.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.