MC Xuxu lança EP ‘Transcentrado’ e explora intimidade de casal fora dos padrões 

Ideia surgiu a partir do próprio relacionamento da artista; EP chega aos ouvintes nesta quinta-feira


Por Elisabetta Mazocoli

27/11/2024 às 06h00

Transcentrado Mc Xuxu
“Estou sendo uma nova Xuxu e cantando um novo ritmo”, afirma a artista sobre seu novo trabalho, “Transcentrado” (Foto: Noah Mancini/ Reprodução)

A MC Xuxu lança, nesta quinta-feira (28), “Transcentrado”, um EP com três faixas. O novo trabalho da artista, que já tem mais de uma década de trajetória no funk e rap nacional, é bastante pessoal e explora a intimidade de um casal fora dos padrões mais tradicionais. A ideia surgiu a partir da vivência de seu próprio relacionamento de seis anos com outra pessoa trans, e propõe um olhar autêntico sobre o amor e seus desafios. As canções vão estar disponíveis em todas as plataformas digitais.

Transcentrado MC XUXU
(Foto: Reprodução)

Essa é a primeira vez que as composições de MC Xuxu experimentam uma linha mais melódica e romântica. “O ‘Transcentrado’ significa, para mim, um renascimento. O início de uma nova era. Estou sendo uma nova Xuxu e cantando em um novo ritmo”, conta a artista. Sua grande inspiração nesse processo foi a artista Liniker, que está fazendo sucesso em todo o Brasil com o álbum “Caju”, e que também se propõe a falar sobre suas experiências afetivas enquanto pessoa trans. 

A ideia de Xuxu foi trazer três momentos diferentes do relacionamento, desde quando ela conheceu o namorado, até momentos em que viajavam juntos e todos esses anos de convivência. Trata-se, para ela, de uma forma de inspirar pessoas trans a se amarem e se fortalecerem mutuamente, mesmo sabendo que nenhum relacionamento é perfeito. “Quero abrir a cabeça das pessoas. Às vezes, as pessoas se limitam quando o assunto é relacionamento ou amor. A outra parte da sua laranja pode estar do seu lado e você nem percebe”, reflete. 

As expectativas para o lançamento são as melhores, ainda mais após a pausa de um ano e o sucesso da mixtape “Mavamba“.  “Meu sonho é criar algo que atinja o mundo, que cruze fronteiras e ressoe em todas as pessoas. Sei que cada lançamento é uma aposta, mas este EP é especial porque traz minha vivência em um relacionamento que foge dos padrões e mostra que é possível se amar e construir juntos.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.