Conheça o Duo Violeta, que lança nesta sexta o single ‘Emergiu’

Música instrumental se inspira na tradição nordestina e em obras de Gilberto Gil e Hermeto Pascoal


Por Beatriz Bath*

27/03/2026 às 07h00

duo violeta single
Duo busca formar identidade própria na música (Foto: Thiago Dalleck/ Divulgação)

Single de estreia do Duo Violeta, formado por André Sant’Anna e Rafael Campanaro, “Emergiu” está disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira (27). Inspirada nas letras de Gilberto Gil e Hermeto Pascoal — cujos nomes, combinados, deram origem ao título da música — e em ode à cultura regional do Nordeste brasileiro, a canção marca o primeiro passo da dupla na música instrumental.

“Hermeto Pascoal é uma referência musical para nós dois. Curiosamente, ele também é um importante divulgador da escaleta no mundo. Em muitos de seus shows, ele tocava o instrumento nos momentos de improvisação, com a criatividade que era tão característica do seu trabalho, além de empregar técnicas bem específicas da escaleta. Quando comecei a me interessar por esse instrumento, ele foi a primeira pessoa que passei a estudar”, explica André.

“Ele tem uma liberdade criativa que foge do comum e transforma qualquer coisa em música. Já o Gil tem uma sensibilidade que é, ao mesmo tempo, simples e enorme na forma de se comunicar. No fim, ‘Emergiu’ acaba sendo um ponto de encontro dessas duas inspirações. Cada uma puxa a gente para um lado diferente, mas elas acabam se encontrando de um jeito muito bonito”, completa Rafael.

A ideia de “Emergiu”, lançada em 2026 pela Notable Records, selo canadense The Citadel House, é levar o ouvinte a uma viagem por diferentes emoções. No primeiro momento, a música possui um caráter fluido e dançante dando espaço para um lamento, com melodias densas, até o entusiasmo retornar no final do single, fechando o ciclo musical. Segundo André e Rafael, o percurso sonoro encontra eco nas experiências cotidianas de uma vila caiçara.

“Na noite que antecede a partida para o alto-mar, há festa e celebração”, explicam Sant’Anna e Campanaro. “Depois, vem a despedida silenciosa e dolorosa. Por fim, o retorno traz consigo as bonanças do trabalho e reinstaura a alegria coletiva.” É nessa jornada que entra a escaleta, instrumento com sonoridade parecida com a do acordeón.

Duo Violeta: emergindo na música

Segundo André, o processo de composição do duo  é “bastante intuitivo”. E ele completa: “Normalmente, um de nós apresenta uma ideia e, a partir dela, vamos experimentando caminhos, desenvolvendo os materiais musicais até construir uma estrutura que seja, ao mesmo tempo, interessante musicalmente e capaz de prender a atenção do ouvinte. É comum, nas nossas composições, que a gente proponha climas diferentes, buscando contrastes, mas sem necessariamente criar oposições”.

André Sant’Anna vem desenvolvendo pesquisas acadêmicas sobre a escaleta desde 2018, aprofundando seu conhecimento sobre o instrumento e sua sonoridade singular. O instrumento de sopro com teclado é objeto de estudo de seu mestrado em Música na Universidade de São Paulo (USP). Essa trajetória acadêmica também auxilia o Duo Violeta em seu processo de criação.

duo violeta single
Capa do single ‘Emergiu’, disponível a partir desta sexta (Foto: Divulgação)

Unidos pelo desejo de encontrar um público para chamar de seu, em busca de experiências intimistas, o Duo Violeta pretende encontrar novas possibilidades para a música instrumental brasileira. Com violão e escaleta, eles buscam criar uma linguagem própria, que vai além da interpretação.

Para Rafael, “a música instrumental brasileira é algo vivo, que está sempre em movimento”. “A gente vê muita gente testando caminhos diferentes, fazendo suas próprias experimentações. Para nós, é muito bacana fazer parte disso, contribuindo e colocando a nossa identidade.”

Os próximos passos são o lançamento do álbum “Mar pequeno”, no dia 24 de abril. Ao todo, serão dez músicas com o intimismo que o Duo Violeta busca passar: somente violão e escaleta. Todas as composições se originaram de uma espécie de “retiro criativo”, feita em Ilha Comprida, no litoral do estado de São Paulo, que, mais tarde, ajudaria no processo de formação do duo como um todo e descoberta na música instrumental.

Sobre o Duo Violeta

André Sant’Anna e Rafael Campanaro se conheceram no ano de 2010, mas a formação do Duo Violeta só veio em 2019. A dupla realizou uma viagem à Ilha Comprida, município do interior de São Paulo, em uma espécie de retiro criativo. Lá, foram compostas músicas que encapsulam: “Inverno no mar”, “Para a ilha” e “O boto” — as duas primeiras já lançadas no YouTube em versão demo.

André é bacharel em Regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, dirige o Coro da Universidade Federal do ABC (UFABC) e atua como educador musical na Fábrica de Cultura. Desenvolve trabalhos em projetos sociais com população em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles voltados para a formação de jovens.

Já Rafael é compositor, violonista, trabalha com musicalização e flauta doce e é educador musical, com atuação voltada principalmente ao ensino infantil. Especializou-se em Violão Popular pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, tendo como um de seus principais interesses a aprendizagem musical por meio da ludicidade. Rafael desenvolveu um método de ensino de violão direcionado ao público infantil, que integra jogos e outros recursos lúdicos como ferramentas centrais do processo educativo. Em 2021, lançou o álbum autoral “Ciclo”.

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy